Categories: Política

“E se o vazamento (de óleo) fosse na praia de Copacabana?”, diz Contarato contra Bolsonaro

O Senador Fabiano Contarato subiu o tom contra o Governo de Jair Bolsonaro (PSL) por conta da “omissão” no caso da poluição por óleo que vem assolando as praias do nordeste há aproximadamente 50 dias. De acordo com o capixaba, “Bolsonaro é o capitão de um navio naufragando” e que “não tem noção de sua função”.

As declarações foram dadas em entrevista ao site do Uol. “Ele (referindo-se a Bolsonaro) não visitou nenhuma praia; sequer sobrevoou a região”, critica o senador.

Ao TEMPO NOVO a assessoria de Contarato disse que ele cobrou explicações do Governo Federal sobre manchas de óleo em praias do Nordeste.

“O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) está requerendo informações dos Ministérios de Meio Ambiente e de Minas e Energia sobre as causas e os efeitos das manchas de óleo em praias do Nordeste. Seus requerimentos foram aprovados na quinta-feira (10) pela Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado Federal, colegiado que Contarato preside”, disse  em nota.

O senador aponta para danos ambientais, prejuízos ao turismo e novamente critica a postura do Governo de Bolsonaro. “Até aqui o governo tem sido reativo. Mas o que precisamos é de pro-atividade. Queremos saber o que será feito e em quais prazos. Também, não é só mitigar danos. É preciso prevenir acidentes, fiscalizar atividades econômicas e ter uma real preocupação com o meio ambiente. Vamos cobrar e muito. Esse é o nosso papel como parlamentar e presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal”, disse o senador.

Depois de notificados, os ministérios terão até 30 dias para esclarecerem, entre outras coisas, sobre medidas de contenção de danos e responsabilização dos causadores.

Entenda o caso

O Vazamento de óleo já é tratado como o maior desastre ambiental do litoral brasileiro. O material já atingiu 201 localidades de 74 municípios nordestinos. Segundo o Ministério Público, 2.100 quilômetros de litoral de nove estados já foram atingidos pelo óleo. Seiscentas toneladas de resíduos já foram retiradas das praias, segundo a Marinha.

Os estados atingidos até o momento são Sergipe, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piaui e Rio Grande do Norte. O vazamento já atingiu 201 localidades de 74 municípios no litoral do Nordeste.

‘Chegada’ do óelo em praias da Serra

Ainda não há certeza sobre a possibilidade da ‘chegada’ do óleo em praias capixabas. A prefeitura da Serra foi demandada sobre o assunto, para explicar sobre plano de contingência, retirada e manejo do material caso ele chegue ao litoral do município, mas ainda não respondeu.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

11 horas atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

12 horas atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

12 horas atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

13 horas atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

1 dia atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

1 dia atrás