Thiago Albuquerque
Perigo de vida numa rodovia que de tantos buracos parece mais um queijo suíço. Essa é a realidade da rodovia do Contorno de Vitória, um trecho de 25,5 km da BR 101 que liga o trevo de Carapina, na Serra, ao trevo da Ceasa em Cariacica. Ainda mais depois das chuvas das últimas semanas.
O detalhe é que a 101 está sob concessão da empresa Eco, que cobra pedágio dos motoristas desde 2014 em sete pontos entre o extremo sul da Bahia e a divisa com o Rio de Janeiro – incluindo na Serra. Pedágio este que já aumentou cerca de 40%, desde então.
Morador de Cariacica, Wagner Novaes, passa pelo Contorno diariamente e reclama da situação da pista. “Todos os dias vou para Serra trabalhar. Os buracos são absurdos, o carro sofre de forma visível. Pago o IPVA em dia e ando numa pista que parece um jogo de campo minado”, ironiza.
Já o superintendente do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga & Logística no Estado do Espírito Santo, Mário Natali, declarou em outubro do ano passado que a situação da rodovia dá prejuízo para as empresas que atuam na região. De lá para cá a pista se deteriorou ainda mais. E é justamente no entorno da rodovia em Cariacica e Serra que está o principal parque logístico capixaba.
Apesar de ter construído duas passarelas no trecho (uma em Flexal, Cariacica; outra em André Carloni, Serra) e manter um Serviço de Atendimento ao Usuário em frente à Mercocamp, também na Serra, a Eco 101 diz estar impedida de fazer obras na região.
Através da assessoria de imprensa, a empresa alega que ainda não recebei a concessão do trecho junto à – Agência Nacional de Transportes Terrestres. Disse que Agência só autorizou a construção das passarelas.
Esse mesmo argumento vem sendo usado pela Eco 101 desde 2014. Lembrando que a Rodovia do Contorno é 100% duplicada, numa obra que se arrastou por cerca de 15 anos e foi bancada com recursos públicos, através do Governo Federal.
E para que o trecho fosse iluminado, as prefeituras de Cariacica e Serra tiveram que gastar cerca de R$ 15 milhões.
Agência fala em aumentar pedágio ainda mais
O gerente executivo da ANTT, Edson Quadros, disse que para repassar a concessão dos 25,5 km da rodovia do Contorno à Eco 101 precisa aumentar o valor do pedágio. “O trecho ainda está sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), e para que a transferência aconteça, o DNIT precisa fazer adequações no local. E, além disso, só pode acontecer mediante equilíbrio econômico-financeiro do Contrato de Concessão Edital nº 001/2011, ou seja isso vai acarretar em reajuste na tarifa de pedágio”, alerta.
A reportagem entrou em contato com o DNIT e até o fechamento da edição o mesmo não se pronunciou sobre o assunto.