Por Conceição Nascimento
Depois da polêmica com concessionária Eco 101, o município conseguiu retomar as obras de iluminação do trecho de cerca de 2 km da BR 101 entre os bairros Nova Carapina e Campinho da Serra, próximo ao inacabado trevo de acesso a Cidade Pomar.
A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Serviços, Samuel Dias. “Serão instalados 152 postes de iluminação na BR, e os serviços devem ser concluídos em 30 dias, a contar de hoje (terça, 31)”, disse o secretário.
Segundo Samuel a retomada da obra foi possível após negociação com a concessionária, que no último dia 25 havia embargado o serviço. Na ocasião funcionários da Eco 101 retiraram oitos estruturas para sustentação dos postes que já tinham sido colocadas pela prefeitura no trecho.
A empresa justificou a ação dizendo que os equipamentos estavam na faixa de domínio da rodovia, que é área da União e qualquer obra ali necessitaria de autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Através de sua assessoria de imprensa, o prefeito Audifax Barcelos (PSB) disse que o projeto de iluminação já estava aprovado pela Escelsa e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT).
É do DNIT
O DNIT informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o trecho citado está sob sua responsabilidade, já que ainda não concluiu o trevo de acesso ao bairro Cidade Pomar. Obra que já deveria ter ficado pronta há mais de um ano e está na sua terceira paralização.
A assessoria do DNIT disse que a iluminação do trecho ficou a cargo da Prefeitura. Ainda segundo o órgão federal as demais localidades da BR 101/ES estão sob a administração da Eco 101, exceto a Reta do Aeroporto, do km 0.0 ao km 2.9 (entre o viaduto de Carapina e o Aeroporto de Vitória).