Instalação de paradas de ônibus, instalação de três passarelas e melhorias na praça de pedágio (P04), na Serra. Essas são algumas promessas apresentadas durante reunião promovida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para discutir a otimização do contrato de concessão da Eco 101, que vem sendo discutido por meio de audiências públicas.
Na prática, os debates permitem a atualização de contratos que não atendem mais ao interesse público. Muitos desses contratos datam da década de 1990 e, com a repactuação, deverão incorporar demandas de usuários das vias.
Importante lembrar que, nesse contexto, o trecho da Eco101 será novamente leiloado e abrange 478,7 quilômetros ao longo da BR-101, atravessando o Espírito Santo, incluindo a Serra, e parte da Bahia.
A reportagem do Tempo Novo entrou em contato com a assessoria de imprensa da ANTT para saber o que ficou definido para a Serra. Em nota a agência informou que as intervenções planejadas para o trecho da cidade, assim como para toda a concessão da BR-101/ES/BA, foram apresentadas à sociedade em um encontro presencial realizado em novembro, em Vitória (ES).
“Para a Serra, está prevista a melhoria da Praça de Pedágio (P04), localizada no município. As intervenções incluem a implantação de três passarelas, melhorias nos acessos e instalação de paradas de ônibus, representando avanços significativos para a mobilidade e segurança local”, disse a nota.
Investimentos
O projeto que trata da rodovia que conecta o Espírito Santo ao estado da Bahia prevê investimentos de R$ 10,3 bilhões ao longo da nova vigência contratual. As obras incluem duplicações, novas faixas adicionais, passarelas para pedestres, contornos urbanos e melhorias no atendimento ao usuário. Ainda estão previstos mecanismos rigorosos de monitoramento e avaliação trimestral da concessionária por um verificador independente, com metas mínimas de execução de obras. O não cumprimento das metas pode levar à extinção antecipada do contrato.
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