Categories: Notícias

Eco 101 promete melhorias na praça do pedágio da Serra e instalação de parada de ônibus

Serra tem a maior e mais lucrativa praça de pedágio da Eco101 no ES. Foto: Arquivo Tempo Novo

Instalação de paradas de ônibus, instalação de três passarelas e melhorias na praça de pedágio (P04), na Serra. Essas são algumas promessas apresentadas durante reunião promovida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para discutir a otimização do contrato de concessão da Eco 101, que vem sendo discutido por meio de audiências públicas.

Na prática, os debates permitem a atualização de contratos que não atendem mais ao interesse público. Muitos desses contratos datam da década de 1990 e, com a repactuação, deverão incorporar demandas de usuários das vias.

Importante lembrar que, nesse contexto, o trecho da Eco101 será novamente leiloado e abrange 478,7 quilômetros ao longo da BR-101, atravessando o Espírito Santo, incluindo a Serra, e parte da Bahia.

A reportagem do Tempo Novo entrou em contato com a assessoria de imprensa da ANTT para saber o que ficou definido para a Serra. Em nota a agência informou que as intervenções planejadas para o trecho da cidade, assim como para toda a concessão da BR-101/ES/BA, foram apresentadas à sociedade em um encontro presencial realizado em novembro, em Vitória (ES).

“Para a Serra, está prevista a melhoria da Praça de Pedágio (P04), localizada no município. As intervenções incluem a implantação de três passarelas, melhorias nos acessos e instalação de paradas de ônibus, representando avanços significativos para a mobilidade e segurança local”, disse a nota.

Investimentos

O projeto que trata da rodovia que conecta o Espírito Santo ao estado da Bahia prevê investimentos de R$ 10,3 bilhões ao longo da nova vigência contratual. As obras incluem duplicações, novas faixas adicionais, passarelas para pedestres, contornos urbanos e melhorias no atendimento ao usuário. Ainda estão previstos mecanismos rigorosos de monitoramento e avaliação trimestral da concessionária por um verificador independente, com metas mínimas de execução de obras. O não cumprimento das metas pode levar à extinção antecipada do contrato.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Eleitor pode quitar débitos com a Justiça Eleitoral via Pix ou cartão

O cidadão pode solicitar o registro eleitoral até o dia quatro de maio. Foto: Divulgação Eleitores que não compareceram e…

8 horas atrás

Universidade do Estado abre 1.000 vagas gratuitas em cursos superiores

A Universidade do Estado abriu 1.000 vagas gratuitas em cursos superiores. Crédito: Divulgação O Governo do Estado abriu inscrições para…

11 horas atrás

Galinha Pintadinha anima as férias da criançada em shopping da Serra

Com atrações gratuitas, aos sábados, a criançada poderá se divertir com persionagens da Galinha Pintadinha e seus amigos. Crédito: Divulgação…

12 horas atrás

Buchecha, Xanndy Harmonia e André Lellis agitam Arena de Verão na Orla de Camburi

Na Arena de Verão, grandes nomes da música nacional, como Xanddy Harmonia, Buchecha e André Lellis, se apresentarão gratuitamente. Crédito:…

12 horas atrás

Golfinho encontrado morto em praia da Serra foi vítima de rede de pesca

Os dois golfinhos foram encontrados em menos de três horas na tarde de ontem (13) nas praias de Jacaraípe e…

13 horas atrás

Comunicado – 14/01/2025

publicidade legal - 14-01-2025Baixar

13 horas atrás