Categories: Política

EDP descumpre lei e consumidores de todo o ES podem ser indenizados, diz deputado

Deputado Vandinho Leite é o autor do projeto. Segundo ele cabe indenização a qualquer consumidor que se sentir lesado. Foto: Ellen Campanharo

A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia vai solicitar ao Procon-ES que tome medidas junto à EDP por descumprimento da Lei 10.998/2019 que obriga a empresa a disponibilizar na conta de luz a fotografia do equipamento de aferição no momento da leitura do consumo. Além disso, segundo o deputado Vandinho Leite (PSDB) que foi o autor do projeto, está previsto indenização a consumidores que se sentirem lesados pelo não cumprimento da lei.

“Qualquer cidadão capixaba que entender que a cobrança da EDP na conta de luz está em desacordo com o seu consumo mensal, pode procurar o Procon e solicitar indenização. Até porque, este projeto visa exatamente isso, combater abusos de cobranças e fechar o cerco contra esses desmandos da empresa”, disparou Vandinho.

De acordo com a lei que entrou em vigor no mês passado, a foto do medidor deverá estar impressa na fatura de energia ou em folha anexa. De acordo com Vandinho a EDP descumpriu a norma nesse primeiro mês de vigência da lei.  Por isso, o colegiado vai fazer uma representação junto ao Procon-ES  que é o órgão competente para aplicar as medidas cabíveis.

Segundo o deputado, o Procon-ES que fica localizado na Assembleia estará se planejando para receber consumidores e encaminhar essa demanda. Não se descarta a promoção de um mutirão, caso a demanda seja alta. “Pode ser feito um mutirão sim, precisamos terminar de conversar internamente e ajustar, mas não está descartado”, disse o parlamentar.

O que diz a EDP

A reportagem procurou a empresa para rebater as afirmações de Vandinho. Em nota ela não mencionou a lei estadual citada na matéria, entretanto disse que cumpre com toda regulamentação do setor elétrico e por se tratar de uma concessionária de serviço público delegado pela União, segue detidamente as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, o que prevê o seu Contrato de Concessão e o que rege a própria União, através da Constituição Federal de 1988.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Stação Spacial abre as portas para criação, troca e cultura na Serra

Fredone começou sua trajetória artística no graffiti, inspirado pelo skate e pela cultura hip hop nos anos 1990/ Divulgação A…

1 hora atrás

Lagarto teiú é resgatado em escada de casa na Serra

O animal estava saudável e sem ferimentos/ Divulgação Fiscalização Ambiental Um lagarto teiú foi resgatado na manhã desta sexta-feira (24)…

1 hora atrás

Derrubada do Mastro na Serra nos bairros Pitanga e Santiago no fim de semana

A tradição e a cultura vão tomar conta da Serra neste fim de semana com a Derrubada do Mastro, evento…

3 horas atrás

Sejus confirma prisão de homem detido duas vezes na mesma semana por furto na Serra

Três dias antes de furtar um caminhão, Paul Saymon foi detido suspeito de roubar uma bicicleta/ Reprodução Redes Socias A…

3 horas atrás

Homem foi morto na Serra por cobrar dívida de R$ 400 de aluguel

Após matar Pedro Paulo a facadas, Robert é visto pelo Cerco Monitoramento trafegando com a moto roubada da vítima/ Reprodução…

3 horas atrás

Investir para viver bem: a importância do planejamento financeiro na terceira idade

Com o aumento da expectativa de vida no Brasil, planejar financeiramente o futuro tornou-se uma questão essencial para garantir qualidade…

4 horas atrás