Categories: Política

EDP descumpre lei e consumidores de todo o ES podem ser indenizados, diz deputado

Deputado Vandinho Leite é o autor do projeto. Segundo ele cabe indenização a qualquer consumidor que se sentir lesado. Foto: Ellen Campanharo

A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia vai solicitar ao Procon-ES que tome medidas junto à EDP por descumprimento da Lei 10.998/2019 que obriga a empresa a disponibilizar na conta de luz a fotografia do equipamento de aferição no momento da leitura do consumo. Além disso, segundo o deputado Vandinho Leite (PSDB) que foi o autor do projeto, está previsto indenização a consumidores que se sentirem lesados pelo não cumprimento da lei.

“Qualquer cidadão capixaba que entender que a cobrança da EDP na conta de luz está em desacordo com o seu consumo mensal, pode procurar o Procon e solicitar indenização. Até porque, este projeto visa exatamente isso, combater abusos de cobranças e fechar o cerco contra esses desmandos da empresa”, disparou Vandinho.

De acordo com a lei que entrou em vigor no mês passado, a foto do medidor deverá estar impressa na fatura de energia ou em folha anexa. De acordo com Vandinho a EDP descumpriu a norma nesse primeiro mês de vigência da lei.  Por isso, o colegiado vai fazer uma representação junto ao Procon-ES  que é o órgão competente para aplicar as medidas cabíveis.

Segundo o deputado, o Procon-ES que fica localizado na Assembleia estará se planejando para receber consumidores e encaminhar essa demanda. Não se descarta a promoção de um mutirão, caso a demanda seja alta. “Pode ser feito um mutirão sim, precisamos terminar de conversar internamente e ajustar, mas não está descartado”, disse o parlamentar.

O que diz a EDP

A reportagem procurou a empresa para rebater as afirmações de Vandinho. Em nota ela não mencionou a lei estadual citada na matéria, entretanto disse que cumpre com toda regulamentação do setor elétrico e por se tratar de uma concessionária de serviço público delegado pela União, segue detidamente as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, o que prevê o seu Contrato de Concessão e o que rege a própria União, através da Constituição Federal de 1988.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Eleições 2024: Após decisão do TRE, candidatos da Serra ficam fora da propaganda na TV

Apesar dos seus mais de 200 mil eleitores e da possibilidade de segundo turno, a Serra continua fora da propaganda…

9 horas atrás

Violência no trânsito da Serra registra redução de 20% no primeiro semestre de 2024

O número de acidentes com vítimas fatais continua em queda na Serra. Mesmo a cidade figurando em primeiro lugar como…

12 horas atrás

“Lordose pra Leão” lança ‘Os Ratos São Humanos’, single de seu sexto álbum

A banda Lordose Pra Leão, ícone do punk capixaba e do país, acaba de lançar o single "Os Ratos São…

14 horas atrás

Anizio expõe a fragilidade da vida e das relações em seu 1º EP que lançado nesta terça

A fragilidade da vida e das relações amorosas serviram de inspiração para as canções de “Efêmero”, 1º EP do cantor…

14 horas atrás