Moradores da rua Cangero, no bairro Balneário Carapebus, na Serra, reclamam que a via está sem iluminação pública há mais de 30 dias. O motivo segundo a EDP foram ligações clandestinas – os famosos ‘gatos’ – na rede elétrica.
“O problema tem facilitado, situações como assaltos, uso de drogas no meio da rua. Fica perigoso para nós moradores transitar num local totalmente escuro”, reclama um morador que não quis se identificar.
A reportagem entrou em contato com a EDP que informou que uma equipe técnica foi ao local na manhã desta quinta (11), onde realizou inspeção da rede elétrica com a retiradas as ligações clandestinas e normalizou o circuito da iluminação pública.
Por meio de nota a empresa disse que o local possui uma rede elétrica protegida contra furto de energia. Como a rede de iluminação pública é dimensionada apenas para acender as lâmpadas do poste, quando são feitas ligações clandestinas ocorre uma sobrecarga e desliga o sistema.
A EDP disse ainda que atua rigorosamente no trabalho de combate às fraudes de energia. As ações visam prevenir acidentes com ligações fora dos padrões técnicos de segurança, além de garantir a qualidade e continuidade do serviço prestado aos clientes regulares.
O furto de energia, além de ser uma prática perigosa, pode provocar sobrecarga na rede elétrica com prejuízo para a população que sofre com a falta do fornecimento em suas residências e ruas ou, por exemplo, com danos aos equipamentos elétricos e ainda devido à queda na qualidade da energia.
A EDP pede que a população contribua e denuncie ligações irregulares. Para isso, disponibiliza canais de atendimento, como o aplicativo EDP Online, site www.edponline.com.br, o Call Center (0800 721 0707) e as Agências de Atendimento ao Cliente. O sigilo é total e a inspeção é realizada com a máxima urgência.
Já a Prefeitura da Serra disse que irá enviar uma equipe do Departamento de Iluminação Pública da Serra vai ao local verificar o problema na via.