Serra, 23 de setembro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Cultura

Serra, 16 de dezembro de 2014 às 11:17

Eduardo Costa confirmado na Festa de São Benedito

Neste sábado(20) tem apresentação das bandas de congo mirim


Por Ana Paula Bonelli e Clarice Poltronieri

Dez bandas de congo mirim tocam neste sábado. Foto: divulgação.

Dez bandas de congo mirim tocam neste sábado. Foto: divulgação.

Dezembro é marcado pela tradição na Serra. Além do aniversário da cidade, a Festa de São Benedito agita o município até o fim do mês. E já está confirmada a grande atração nacional, o sertanejo Eduardo Costa. Ele se apresenta no dia 26 de dezembro.

Neste sábado (20), é a vez do Encontro das Bandas de Congo Mirins da Serra. O evento contará com a participação de dez bandas, sendo que nove são da Serra e uma de Timbuí, em Fundão.

As atividades começam às 18h quando os conguistas se reunirão em frente à Escola João Loyola e seguirão pela Avenida Getúlio Vargas até a Igreja Matriz – Nossa Senhora da Conceição, na Serra-sede. Lá as crianças recebem a bênção do padre.

“As bandas mirins estão em atividade desde a década de 80, mas foi após o convênio firmado com a prefeitura em 2000 que elas se fortaleceram, inclusive em outras comunidades”, diz Terezinha Pimentel da Associação das Bandas de Congo da Serra.

Segundo Terezinha, desde 2001 acontece esse desfile no sábado que antecede os festejos de São Benedito do dia 26. As bandas de congo mirins são compostas por crianças de dois a 14 anos. Participam as bandas São Benedito e Santo Antônio de Pádua, São Benedito e Nossa Senhora da Conceição, São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, São Benedito de Santiago da Serra, Konschacinha de Santo Antônio, Santo Antônio de Pádua, Sant’Anna, Projeto Gaivota, Escola Cascata e São Benedito.

“Um trabalho que já se tornou um exemplo para todo o país. É a nova geração garantindo a tradição do nosso município”, frisa Terezinha.

A expectativa é de que mais de duas mil pessoas participem do encontro.

 

Confira programação da festa no Natal e Dia do Serrano

Dia 24 (quarta-feira), a programação começa às 5h com Alvorada de Natal. Participam a banda de congo Konschaça e banda a Estrela dos Artistas. Às 20h tem missa de Natal na Igreja Matriz.

Eduardo Costa

Eduardo Costa promete levar os fãs do sertanejo ao delírio no próximo dia 26. Foto: Divulgação

Dia 25 às 8h tem Missa de Natal na Igreja Matriz. Às 18h, procissão de Natal e de São Benedito. Às 20h tem a puxada do navio Palermo com bandas de congo e banda de música Estrela dos Artistas. Às 21h30 é hora do show com Amaro Lima. Logo após show com a banda Evidance.

Já no dia 26, Dia do Serrano e de São Benedito, às 9h tem Missa do Serrano na Igreja Matriz com trilha sonora das bandas Konschaça e Estrela dos Artistas.

Às 11h é a vez da solenidade na Câmara Municipal com a transferência simbólica da Capital do Estado para a Serra e entrega do título de Cidadão Serrano.

Às 12h acontece a tradicional exposição da imagem de São Benedito – padroeiro da Serra – na Igreja Matriz. A banda de congo São Benedito participa deste momento.

Às 18h30 é a vez da puxada do mastro, momento que deve atrair milhares de fieis em procissão pelas ruas da Serra Sede. Participam diversas bandas de congo e banda de música Estrela dos Artistas.

Às 21h30 acontece a fincada do mastro acompanhada de show pirotécnico. Às 22h se apresentam a dupla Márcio e Gabriel e às 23h a atração nacional, o cantor sertanejo Eduardo Costa.

A festa será finalizada no dia 27, quando acontece cortejo afro com 37 grupos às 15h na Serra-sede. Às 19h tem desfile de bandas de congo. Logo após tem shows com grupos de hip hop, seguido da banda Oju Obá e Mariene Castro.

Todas as informações são da Associação de Bandas de Congo da Serra.




O que você acha ?

Qual é a sua avaliação sobre a qualidade de água dos córregos, rios e lagoas da Serra ?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por