A pandemia do novo coronavírus vem causando grandes problemas por diversos países, inclusive no Brasil. E para se proteger contra a doença, muitos moradores compraram álcool em gel para utilizar no dia a dia. A questão é que a constante procura fez com que os estabelecimentos comerciais ficassem sem o produto. Em bairros da Serra, muitos comércios até já colocaram placas avisando da falta.
O TEMPO NOVO circulou pelas ruas de Parque Residencial Laranjeiras, um dos principais polos comerciais da cidade, e a reposta recebida de todos os funcionários era simples: “não temos álcool em gel”. Outra situação constatada pela reportagem é que também não tem máscaras para vender nas farmácias e nem em lojas especializadas em produtos cirúrgicos.
As farmácias visitadas pela reportagem foram: Pacheco, Mônica, Pague Menos, Preço Baixo e Santa Lúcia. Já o supermercado Extrabom, da Avenida Central, tem apenas o álcool líquido para venda. Além disso, o estabelecimento está pedindo que os clientes utilizem o produto, tanto nas mãos, quanto no carrinho, antes de começar as fazer as compras. No estabelecimento tem uma mesa que oferece o produto gratuitamente aos clientes que estão em compra.
Em Serra Sede, a situação se repete. As farmácias Mônica e Rayssa não têm o produto. No caso do segundo comércio, ainda está sendo vendido álcool líquido. Na região de Jacaraípe, a reportagem também não encontrou nenhum tipo de álcool à venda em farmácias. Vale destacar, que nas últimas semanas, o produto estava sendo vendido por valores altíssimos em alguns comércios.
Até agora, já foram confirmados oito casos de coronavírus no Espírito Santo, um deles foi de transmissão local, ou seja, a pessoa se contaminou dentro do território capixaba. Além destes, outros 134 casos estão sob investigação da Secretaria de Estado da Saúde.