Categories: Amar é o Bicho

Elefante marinho Fred continua descansando nas areias de Serra

Segundo Claudiney Rocha do Ibraff o elefante marinho continua no mesmo local. Foto: Divulgação Claudiney Rocha

O elefante marinho Fred, conhecido por escolher as areias das praias do Espírito Santo para descansar, desta vez, ancorou num balneário da Serra. Ele esta no local desde o dia 31 de dezembro.

O animal apareceu machucado, porém está sendo monitorado e já foi medicado por profissionais do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram) e do Instituto Brasileiro de Fauna e Flora (Ibraff), do morador da Serra, Claudney Rocha.

Segundo nota divulgada no site do instituto o elefante marinho pode aparecer em qualquer praia da região, e nesse caso os banhistas devem ficar atentos a medidas de segurança.

Os profissionais do Ipram pedem que banhistas respeitem o repouso do animal, que está mais magro que o habitual, com cracas no corpo e ferimentos diversos pelo corpo. A maior parte dos ferimentos foi causada por mordidas dos pequenos tubarões-charuto, que de forma semelhante a uma serra-copo, arrancam pedaços cilíndricos de carne e fogem, deixando suas vítimas com pequenas cicatrizes redondas.

Por meio da nota o instituto também disse que é comum que animais grandes como cetáceos e pinípedes sofram esse tipo de ferimento em águas oceânicas. Porém, também foi detectado um ferimento preciso e retilíneo com avulsão de tecido e exposição de musculatura na lateral esquerda do elefante marinho, que pode ter sido causado, inclusive, por alguma interação com o ser humano (embora não seja possível comprovar). O músculo exposto serve como porta de entrada para infecções bacterianas, e por isso foi realizado um rápido procedimento para proteger a ferida.

Apesar de tudo, o animal está forte, se locomove pela praia, entra e sai da água quando quer e precisa apenas de repouso. Durante a virada do ano e na madrugada do dia primeiro de janeiro de 2017, o elefante marinho foi monitorado por representantes do Instituto Sea Shepherd Brasil, Núcleo ES.

“Hoje a tarde iremos novamente olhar como está o estado do animal”, conta Claudiney Rocha, do Ibraff.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Prefeito eleito, Weverson Meireles, visita OAB Serra e garante parceria

Na tarde desta terça-feira (19), o prefeito eleito da Serra, Weverson Meireles, realizou uma visita inédita à sede da 17ª…

2 horas atrás

Comunicado – 19/11/2024 – 2ª edição

publicidade legal - 19-11-2024 - 2ª ediçãoBaixar

21 horas atrás

Os impactos da escala 6×1 na saúde mental dos trabalhadores

Sem tempo suficiente para se recuperar, muitos trabalhadores relatam dificuldades em equilibrar a vida profissional e pessoal,l podendo gerar efeitos…

22 horas atrás

Vereadores eleitos da Serra destacam estabilidade política e declaram voto em Saulinho para presidente da Câmara

Grupo dos 16 vereadores estão fechados e deve reconduzir Saulinho a presidência. Crédito: divulgação. Se não houver desistências ou traições,…

22 horas atrás

Vale abre vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade; se inscreva

A Vale abriu novas vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade. Crédito: Divulgação A mineradora Vale abriu novas…

23 horas atrás

Bares da Serra preparam agenda especial para a véspera de feriado da Consciência Negra

Tem cardápio especial para os boêmios em diversos bares da Serra, destaque especial para o Bar do Mineiro, em Jacaraípe.…

23 horas atrás