Categories: Amar é o Bicho

Elefante marinho Fred continua descansando nas areias de Serra

Segundo Claudiney Rocha do Ibraff o elefante marinho continua no mesmo local. Foto: Divulgação Claudiney Rocha

O elefante marinho Fred, conhecido por escolher as areias das praias do Espírito Santo para descansar, desta vez, ancorou num balneário da Serra. Ele esta no local desde o dia 31 de dezembro.

O animal apareceu machucado, porém está sendo monitorado e já foi medicado por profissionais do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram) e do Instituto Brasileiro de Fauna e Flora (Ibraff), do morador da Serra, Claudney Rocha.

Segundo nota divulgada no site do instituto o elefante marinho pode aparecer em qualquer praia da região, e nesse caso os banhistas devem ficar atentos a medidas de segurança.

Os profissionais do Ipram pedem que banhistas respeitem o repouso do animal, que está mais magro que o habitual, com cracas no corpo e ferimentos diversos pelo corpo. A maior parte dos ferimentos foi causada por mordidas dos pequenos tubarões-charuto, que de forma semelhante a uma serra-copo, arrancam pedaços cilíndricos de carne e fogem, deixando suas vítimas com pequenas cicatrizes redondas.

Por meio da nota o instituto também disse que é comum que animais grandes como cetáceos e pinípedes sofram esse tipo de ferimento em águas oceânicas. Porém, também foi detectado um ferimento preciso e retilíneo com avulsão de tecido e exposição de musculatura na lateral esquerda do elefante marinho, que pode ter sido causado, inclusive, por alguma interação com o ser humano (embora não seja possível comprovar). O músculo exposto serve como porta de entrada para infecções bacterianas, e por isso foi realizado um rápido procedimento para proteger a ferida.

Apesar de tudo, o animal está forte, se locomove pela praia, entra e sai da água quando quer e precisa apenas de repouso. Durante a virada do ano e na madrugada do dia primeiro de janeiro de 2017, o elefante marinho foi monitorado por representantes do Instituto Sea Shepherd Brasil, Núcleo ES.

“Hoje a tarde iremos novamente olhar como está o estado do animal”, conta Claudiney Rocha, do Ibraff.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Homem é encontrado morto com pés amarrados na Serra

Divulgação Um homem, cuja identidade não foi revelada, foi encontrado morto na madrugada deste domingo (22). O caso ocorreu no…

21 horas atrás

Mara Barcelos lança dois livros sobre saúde neste domingo (22)

Da esquerda para a direita a capa das obras "Padrões de Qualidade do Rastreamento dos Cânceres de Mama e de…

21 horas atrás

7 dicas para manter a alimentação saudável das crianças nas férias

Especialista ensina como cuidar dos hábitos alimentares das crianças nas férias sem abrir mão de comer alimentos prazerosos/ Crédito: Freepik…

21 horas atrás

Calor intenso: como proteger cães e gatos durante as altas temperaturas?

Especialistas indicam medidas simples, para garantir que cães e gatos passem pelo verão com um pouco mais de conforto e…

22 horas atrás

Balneário de Carapebus ganha nova escola

A nova estrutura da EMEF Carla Patrícia representa investimento de R$ 13.144.839,51/ Foto: Samuel Chahoud e Marcelo Pereira A comunidade…

22 horas atrás

Diretor-presidente da Unimed Sul Capixaba entre os 100 Mais Influentes da Saúde no Brasil

Fernando Lemgruber - terceiro da direita para a esquerda - durante a premiação dos mais influentes da saúde. Crédito :…

2 dias atrás