Categories: Amar é o Bicho

Elefante marinho Fred continua descansando nas areias de Serra

Segundo Claudiney Rocha do Ibraff o elefante marinho continua no mesmo local. Foto: Divulgação Claudiney Rocha

O elefante marinho Fred, conhecido por escolher as areias das praias do Espírito Santo para descansar, desta vez, ancorou num balneário da Serra. Ele esta no local desde o dia 31 de dezembro.

O animal apareceu machucado, porém está sendo monitorado e já foi medicado por profissionais do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram) e do Instituto Brasileiro de Fauna e Flora (Ibraff), do morador da Serra, Claudney Rocha.

Segundo nota divulgada no site do instituto o elefante marinho pode aparecer em qualquer praia da região, e nesse caso os banhistas devem ficar atentos a medidas de segurança.

Os profissionais do Ipram pedem que banhistas respeitem o repouso do animal, que está mais magro que o habitual, com cracas no corpo e ferimentos diversos pelo corpo. A maior parte dos ferimentos foi causada por mordidas dos pequenos tubarões-charuto, que de forma semelhante a uma serra-copo, arrancam pedaços cilíndricos de carne e fogem, deixando suas vítimas com pequenas cicatrizes redondas.

Por meio da nota o instituto também disse que é comum que animais grandes como cetáceos e pinípedes sofram esse tipo de ferimento em águas oceânicas. Porém, também foi detectado um ferimento preciso e retilíneo com avulsão de tecido e exposição de musculatura na lateral esquerda do elefante marinho, que pode ter sido causado, inclusive, por alguma interação com o ser humano (embora não seja possível comprovar). O músculo exposto serve como porta de entrada para infecções bacterianas, e por isso foi realizado um rápido procedimento para proteger a ferida.

Apesar de tudo, o animal está forte, se locomove pela praia, entra e sai da água quando quer e precisa apenas de repouso. Durante a virada do ano e na madrugada do dia primeiro de janeiro de 2017, o elefante marinho foi monitorado por representantes do Instituto Sea Shepherd Brasil, Núcleo ES.

“Hoje a tarde iremos novamente olhar como está o estado do animal”, conta Claudiney Rocha, do Ibraff.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Três Marias: trilha e pôr do sol a 600 metros de altitude na Serra neste sábado (8)

As Três Marias ficam a 600 metros de altitude e fazem parte da Área de Preservação Ambiental Mestre Álvaro, na…

16 horas atrás

Outback abre vagas de emprego para sua nova loja na Serra

O Outback abriu vagas de emprego para sua nova loja, que vai funcionar no Shopping Mestre Álvaro, na Serra. Crédito:…

17 horas atrás

‘Nova oposição’ na Serra ameaça espaço ocupado por Pablo Muribeca

Pablo Muribeca, Agente Dias e Pastor Dinho: Na política, não há vácuo de poder. Crédito: Divulgação. Embora tenha perdido a…

17 horas atrás

Ano letivo da Serra começa com oito novas escolas, modernização de salas de aula e mais professores

Foto: Divulgação/Prefeitura da Serra Novas escolas, salas de aula modernas e climatizadas, eventos escolares que integram a comunidade escolar e…

18 horas atrás

Forró Deck 16 traz Os 3 do Nordeste para show exclusivo na Serra neste sábado (8)

O grande destaque deste sábado (8) do Deck 16 será o show exclusivo do grupo Os 3 do Nordeste, que…

19 horas atrás

Pedro Halle se destaca no marketing digital e entra de vez no audiovisual

Pedro atua como roteirista, fotógrafo, filmmaker, produtor audiovisual e webdesigner. Crédito: Divulgação Pedro Luiz Marques Filho, mais conhecido como Pedro…

19 horas atrás