As eleições municipais estão marcadas para o dia dois de outubro, mas já provocaram mudanças no staff do prefeito Audifax Barcelos (Rede). Até agora, dois secretários municipais deixaram suas pastas, de olho no Calendário Eleitoral, que determina seis meses de desligamento de funções aos ordenadores de despesas que desejam disputar as eleições proporcionais, para a Câmara de Vereadores. A Procuradoria Geral da Prefeitura orientou ainda que diretores de departamentos e fiscais se ausentassem das funções, a fim de evitar transtornos com a interpretação da lei.
Os secretários Luciana Malini (PPS) e Silas Maza (PMDB) se desincompatibilizaram das pastas onde eram titulares, Políticas Públicas para a Mulher (Seppom) e Desenvolvimento Urbano (Sedur), respectivamente.
Quem assumiu a Sedur foi a até então subcoordenadora de Governo, Letícia Laia Ricieri. Para a Seppom foi escolhida Fernanda Zamprogno.
Também se licenciaram Edinaldo Fernandes (PV), diretor para Relacionamento com as Comunidades; Ronaldo Freire Andrade (Rede), fiscal ambiental, e Florisvaldo da Silva, chefe da Divisão de Feiras e Mercados.
“Deixo o cargo na certeza de que as políticas públicas para a mulheres construídas no período em que estive liderando a equipe serão implementadas e avançarão com a aprovação do primeiro Plano Municipal de Políticas para Mulheres da Serra. Porque falar de mulher é falar de família”, disse Luciana.
Ronaldo Freire destacou que se reuniu com a família para tomar a decisão de se candidatar. “Com o afastamento, fico apto para a disputa eleitoral para o Legislativo”, disse.
A reportagem entrou em contato com a assessoria do prefeito para que este comentasse as mudanças na sua equipe, mas não obteve retorno.