smobile
[secondary_title]

Eleições 2020: Na Serra, Fernanda é Lula e Lula é Fernanda

- PUBLICIDADE-

Era setembro de 2018, o ex-presidente Lula estava preso, condenado pelo ex-juiz e ex-ministro Sérgio Moro por lavagem de dinheiro e corrupção passiva. O PT tinha o objetivo de lançar um candidato próprio e fazer frente a onda bolsonarista que se agigantava. Eis que naquele momento, o Partido dos Trabalhadores chegava a uma decisão final: Fernando Haddad para presidente.

Nacionalmente, Haddad era um pouco conhecido ex-prefeito de São Paulo, que em poucos dias saiu do semianonimato para o topo das pesquisas de intenção de votos – ao lado de Jair Bolsonaro, que naquele momento era o fenômeno das redes sociais. Para isso, Haddad, ou ‘Andrade’, como era confundido, se banhou nas bençãos do ex-presidente e assumiu o espólio lulista – que talvez seja até maior do que o próprio petismo.

Haddad não levou, mas serviu para demonstrar que apesar do sentimento anti-Lula, o ex-presidente segue sendo um cabo eleitoral promissor. Na Serra, o ‘Andrade’ abocanhou 26% dos votos no primeiro turno, perdendo apenas para Bolsonaro que atingiu 50%. No segundo turno, Lula/Haddad colocaram 42% para dentro da urna e Bolsonaro 58%.

Agora em 2020, o PT da Serra estima que pode criar outro fenômeno de votos ancorados em Lula – que dessa vez está solto e disposto a cair para dentro das campanhas petistas. Se antes era Fernando Haddad, agora é Fernanda Souza a bola da vez do PT da Serra. Filiada ao partido desde os 14 anos, Fernanda militou em movimentos sociais e sindicais; já foi secretária municipal de Trabalho Emprego e Renda na gestão passada do Prefeito Audifax Barcelos; além de ter sido professora durante 11 anos em uma popular faculdade capixaba.

Fernanda não é nenhuma desconhecida no município, mas proporcionalmente, pode-se dizer que ela está para a Serra, assim como Haddad estava para o Brasil. Afinal, estamos falando de uma cidade de meio milhão de habitantes (em número de moradores, é a 21° maior cidade brasileira excluindo as capitais).

Mas se Fernando chegou lá, porque Fernanda não pode? É o que se perguntam petistas entusiastas da campanha na Serra. O partido aposta no processo de nacionalização da eleição local, dado o aprofundamento das polarizações especialmente potencializadas pelo presidente Jair Bolsonaro.

Petistas, inclusive a própria Fernanda Souza afirmam que Lula estará na Serra, andará pelas ruas da cidade, fará vídeos e material conjunto. O PT quer surfar no anti-bolsonarismo e quer protagonizar o movimento “anti-fascista”, nas palavras deles.

Além disso, o partido quer apresentar um plano de governo para a pós pandemia. Fernanda já adiantou que Saúde e Assistência Social terão maior peso no bojo da proposta.

Petistas dizem, que se o processo eleitoral nacionalizar com força, até para o segundo turno eles podem ir e o passaporte é o Lula. Parte da aposta está nos votos da juventude: ‘alguns jovens não sabiam o que era um Governo sem o PT, depois do Temer e Bolsonaro, eles viram as diferenças’, defende Fernanda.

Além dos jovens, está no roteiro os professores, o meio cultural, os movimentos negros, sindicais, sociais, LGBTQ+, os anti-bolsonaristas, entre outros. Na prática, Fernanda é Lula, e Lula é Fernanda. E se isso descer para o grosso da população, o PT pode surpreender. Até porque, vale lembrar que o partido tem grandes fatias dos fundos eleitorais e partidários, se a nacional mandar e a estadual acatar, pode injetar recursos e dar estrutura de campanha robusta.

Sabe-se que nos bastidores, o ex-prefeito Sérgio Vidigal (PDT) trabalha a todo momento para tirar todas as candidaturas possíveis, para se valer da sua quilometragem na Serra e vencer a eleição. Por isso, há um risco circundando o PT da Serra, já que existem arranjos em curso envolvendo Vitória. Vidigal costuma gostar só do bônus das coisas, e trazer o PT para seu palanque implica em assumir também os ônus, por isso essa conta é difícil de fechar. Além disso, Vidigal votou a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, coisa que até hoje não desce para muitos petistas.

Para o PT da Serra, a campanha de Fernanda é irreversível, e ela será a antítese ao bolsonarismo na Serra, posição que a princípio, nenhum outro pré candidato parece estar disposto a fazer. Enfim, é jogo que segue na eleição para prefeito da maior cidade do Espírito Santo.

Sete projetos de Lei aguardam início do ano legislativo na Câmara da Serra

Enquanto aguardam o início do ano legislativo, vereadores da Serra já começaram a protocolar projetos e indicações sobre temas do âmbito municipal. Até o...

Guindaste tomba durante operação na área da Vale

Um guindaste tombou enquanto era utilizado em uma operação dentro da área da Vale, no Porto de Tubarão, em Vitória, na tarde desta quarta-feira...

Cheiro Moreno será uma das atrações da Expocapixaba

A banda Cheiro Moreno promete agitar o público na Expocapixaba, evento que acontece no Parque da Cidade, em Laranjeiras, neste fim de semana. A...

Comediante Flávio Andradde se apresenta na Serra em show com ingressos esgotados

Nesta sexta-feira (24), o Pocar Comedy Night recebe o comediante Flávio Andradde: "O Tabacudo", às 21h, com o show "Jogando Conversa Fora". Conhecido por seu...

Viminas abre 33 vagas de emprego para todos os níveis e contratação imediata na Serra

A Viminas Vidros Especiais, uma das principais indústrias de vidros no Espírito Santo, está com uma força-tarefa de recrutamento em sua unidade no Civit...

Homens armados roubam carro com idosa na Serra

Na tarde desta terça-feira (21), homens roubaram um carro no bairro André Carloni, na Serra. Dentro do veículo estavam um homem e mãe dele,...

Comunicados – 22/01/2025

publicidade legal - 22-01-2025Baixar

Pablo Muribeca já soma R$ 520 mil em condenações por fake news e irregularidades eleitorais

A eleição de 2024 ainda está longe de terminar para o deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos). Até o momento, o então candidato a prefeito...

Conheça os parasitas de pele mais frequentes nos felinos

Os ectoparasitas mais comuns em gatos são aqueles que vivem na pele ou no pelo, causando desconforto, coceira e, em alguns casos, problemas de...
...