O TEMPO NOVO segue ouvindo os candidatos (as) a vereador da Serra. Hoje, seis nomes apresentam suas propostas à população. Confira:
José Henrique Ferreira dos Santos (PV) tem 36 anos, contador autônomo, mora em Jacaraípe há 34 anos. Atuou na diretoria do Centro Comunitário de Jacaraípe e na diretoria do Conselho de Segurança de Jacaraípe e Manguinhos.
“Desejo trabalhar pela melhoria efetiva da educação municipal, procurando promover também a educação especial nas escolas regulares, tendo em vista a falta de políticas públicas para as crianças com deficiência. Como usuário do SUS, desejo também atuar por um melhor atendimento básico de saúde. Mas o maior e principal projeto que pretendo implementar é o mandato participativo com o povo, estando perto pra ouvir, sentir e construir projetos que realmente atendam às necessidades da população”, disse ele, que foi candidato em 2012, tendo recebido 948 votos e em 2016 teve 992.
José Vieira dos Santos (Republicanos) é sociólogo e pesquisador da Serra desde 1996; pós graduado em Gestão de Assessoria de Comunicação e Marketing, além de ter participado dos cursos de Psicanálise e Teologia.
“Tenho uma vida simples, com trabalho, fé e honestidade. A novidade é a minha formação acadêmica com o fato de eu gostar muito de gente. Ao invés de reeleger os mesmos, os atuais, o eleitor vai apostar na mudança. Me sinto preparado após trabalhar no gabinete do prefeito Gilson Daniel [Viana] e após ter sido Secretário Parlamentar da deputada Soraya Manato. Minha principal proposta é mudar o olhar das autoridades municipais da esquerda serrana, que vivem ainda na polarização Capital X Trabalho. O empreendedor não é nosso inimigo, pelo contrário, é um gerador de empregos, impostos e rendas. Para ter uma cidade evoluída é preciso investir pesado em Educação sem esquecer da saúde e segurança. Esses são os três pilares da nossa proposta, que estamos discutindo nas comunidades. A prefeitura tem que ser mais educativa e menos punitiva, tem que ser parceira das empresas no sentido do bem comum. Ao exemplo de Viana a Serra precisa criar um programa de estágios aos adolescentes que desejam trabalhar e ajudar no sustento das suas famílias”, avaliou.
Heliomara Mululo (PSB) é jornalista, cristã, moradora do Parque Residencial Laranjeiras há 40 anos. “Decidi vir candidata após observar que existe hoje uma carência de boa representatividade na Câmara da Serra e também de pessoas com vontade de trabalhar e serem propositivas. Observo que a população está um pouco reticente em relação à política, desacreditada, e tenho feito um trabalho de resgatar o sentimento de que através da política voce pode resgatar a sociedade. Dentre as minhas propostas defendo a ampliação dos direitos das mulheres em relação à violência doméstica, tendo o entendimento de que a violência doméstica atinge também aos filhos, os maiores prejudicados. Também defendemos uma política direcionada à primeira infância, com a integração das secretarias, um programa ampliado. Pretendo rediscutir a lei que instituiu o estacionamento em Laranjeiras é regulamentar e tornar menos dispendioso para moradores e lojistas. Vou buscar parcerias para o incentivo ao turismo. Para a saúde proponho o acolhimento da mulher que tem filhos com envolvimentos com drogas. Também vou lutar pela modernização e melhor acolhimento nas unidades de saúde, além de maior transparência nos dados sobre saúde da Serra “, avisou.
Candidatos que queiram divulgar suas propostas devem fazer contato com a reportagem, por meio do cnascimento@portaltemponovo.com.br.