Faltando dez dias para as eleições, e os eleitores começam a fechar a lista de intenção de voto. Para este ano, cinco cargos estão em processo eleitoral: presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais. Em geral os eleitores definem o voto de presidente mais rapidamente.
Para facilitar a escolha, é possível encontrar no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informacoes sobre os candidatos e as campanhas. É possível saber, por exemplo, escolaridade, patrimônio, estado civil e gastos com a campanha.
Assim, é importante buscar informações por meio do Portal de Dados Abertos (PDA) e da página do DivulgaCandContas. No PDA estão disponíveis os dados brutos de cada eleição realizada no Brasil desde 1933. Naturalmente, a quantidade de informações pode variar bastante de um pleito para outro, por conta dos dados que foram colhidos pela Justiça Eleitoral na ocasião.
De forma geral, no PDA são encontradas informações sobre candidatos e campanhas, arrecadações e prestações de contas, bem como os votos recebidos por zona e seção eleitoral e os resultados gerais das eleições. Nos pleitos mais recentes – ou seja, de 2014 para cá –, as informações também abarcam dados sobre raça, escolaridade e gênero, entre outros.
Já o DivulgaCandContas foi feito para ser a principal fonte de informações para as eleitoras e os eleitores brasileiros. Na ferramenta, separadas por região e por Estado, estão dispostas as informações sobre todas as candidaturas. Além de dados biográficos dos candidatos e dos vices ou suplentes (no caso de senadores) – como nome de registro e nome de urna, profissão, estado civil, fotografia e filiação partidária –, também estão a declaração de bens, a lista de candidaturas em eleições anteriores, o status do registro da candidatura, a lista de doadores e a prestação de contas, entre outras informações.