Categories: Notícias

Eleições 2024: Justiça Eleitoral oferece número para denúncias de notícias falsas

O SOS Voto, disque-denúncia do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criado para receber relatos de mentiras e desinformação sobre o processo eleitoral nas redes sociais, já está disponível para a população. A ferramenta pode ser acessada, em todas as regiões do país, por meio do número de telefone 1491. 

O SOS Voto funciona de segunda a sexta, das 8h às 20h, e no sábado, das 9h às 17h, com capacidade para atender até mil ligações diárias. O atendimento é realizado por colaboradoras e colaboradores do TSE especialmente treinados para receber as denúncias.

O número 1491 foi criado para o TSE pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que faz parte do Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (CIEDDE).

Orientação e denúncia 

O SOS Voto oferece serviços de registro e orientação dos fatos denunciados. Ele recebe e encaminha as informações feitas por telefone. Além disso, orienta as cidadãs e os cidadãos sobre como registrar suas denúncias diretamente pela internet, por meio do Siade.

Se consideradas válidas, as denúncias serão enviadas à Polícia Federal, ao Ministério Público, ao tribunal regional eleitoral (TRE) ou à juíza ou ao juiz eleitoral responsável. 

De acordo com o TSE, a desinformação compreende todas as declarações públicas baseadas em informações, premissas ou dados incorretos, independentemente da intenção de quem as produziu ou as encaminhou. Também inclui o uso de dados parcialmente verdadeiros, mas distorcidos por manipulações de conteúdo ou contexto, com o objetivo de gerar desaprovação ou debilitar a imagem das instituições eleitorais. 

Na internet, a desinformação pode ser transmitida por diversos meios, incluindo redes sociais, sites de notícias falsas, entre outros. Seus efeitos podem impactar negativamente o processo eleitoral.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

MEI: Quanto custa para manter um funcionário?

Um colaborador com carteira assinada pode fazer a sua empresa ficar mais lucrativa e custa bem menos do que você…

10 minutos atrás

Tem bazar em Laranjeiras neste sábado com roupas a partir de R$2

O bazar acontece em Laranjerias e terá roupas masculinas, femininas e infantis, além de calçados e outros itens com valor…

28 minutos atrás

Homem é morto com mais de 30 tiros na frente da própria casa na Serra

O homem, identificado como Edimar de Oliveira Souza, de 39 anos, foi morto com mais de 30 tiros na frente…

34 minutos atrás

Estudo da Ufes pretende entender o futuro das secas no Espírito Santo

Área hidrográfica de estudo com as principais bacias hidrográficas enumeradas de 1 a 13, com a divisão geopolítica do Espírito…

37 minutos atrás

Comunicado – 14/08/2024

publicidade legal - 14-08-2024Baixar

2 horas atrás

Alerta! Cesan anuncia falta de água em bairros da Serra neste sábado

A Cesan anunciou falta de água em bairros da Serra por causa de manutenção preventiva que será realizada. Crédito: Divulgação…

4 horas atrás