De olho no Calendário Eleitoral, partidos políticos se organizam para oficializar as candidaturas, e para isso é necessário realizar as convenções partidárias, eventos liberados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a partir do dia 20 de julho e até cinco de agosto.
Convenções partidárias são reuniões de filiados a um partido político para julgamento de assuntos de interesse do grupo ou para escolha de candidatos e formação de coligações (união de dois ou mais partidos a fim de disputarem eleições).
Alguns partidos já divulgaram as datas de convenções na Serra. O PP, que deve lançar o ex-prefeito Audifax Barcelos, anunciou que seu evento será realizado no dia três de agosto, a partir das 9h, no Centro Comunitário de Laranjeiras. Confirmada a presença do presidente regional do PP, deputado federal Da Vitória.
O PL também vai lançar candidatura própria a prefeito, o atual vereador Igor Elson. O evento será no dia 27 de julho, no Centro Comunitário de Laranjeiras.
O PDT vai oficializar Weverson Meireles para a sucessão municipal. O partido ainda não divulgou o dia e local de sua convenção municipal.
Sorteio:
Durante as convenções será sorteado, em cada circunscrição, o número com o qual cada candidato irá concorrer. Aos partidos políticos fica garantido o direito de manter os números concedidos à sua legenda na eleição anterior e aos candidatos, o direito de manter os números que lhes foram atribuídos na eleição anterior para o mesmo cargo. Deputados federais, estaduais ou distritais, assim como vereadores, podem solicitar novo número ao órgão de direção de seu partido, independentemente do sorteio (Lei n° 9.504/1997, art. 8°, § 1°, e art. 15, § 2°).