Por Conceição Nascimento / Yuri Scardini
Enquanto a eleição municipal se avizinha, as forças políticas se ocupam de demarcar espaço para chegarem fortalecidos no pleito de outubro. Um dos palcos destas disputas veladas é a eleição da Federação das Associações de Moradores da Serra (Fams), que traz como pano de fundo a disputa eleitoral entre o atual prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede) e o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT).
Nesta semana as lideranças comunitárias da Serra definiram para o dia 16 de abril a realização do Congresso da Fams, quando serão escolhidos os novos membros da Diretoria da entidade. A rivalidade deve ser protagonizada por Mara Almeida (PDT) aliada de Sérgio Vidigal, e Jean Cassiano (PSD), aliado de Audifax.
Mara informou que seu nome está sendo colocado e está avaliando se participa ou não da disputa à presidência da instituição. “Até a próxima semana vou me pronunciar sobre o assunto. Defendo que os candidatos não deveriam ocupar cargo comissionado na prefeitura e que coloquem a vida a limpo, com transparência sobre seus atos, trabalho e renda, assim como eu faço”.
Jean Cassiano confirma sua pré-candidatura e diz que busca apoio junto ao movimento popular. “Vamos fazer uma gestão independente e responsável em relação ao Executivo, seja quem for o gestor da cidade. A Fams tem na sua essência a defesa dos interesses da população e é isso que defendo”, listou Jean.
A Fams é estratégica para as forças políticas, pois além de representar o movimento popular, conduz o processo de escolha dos coordenadores da Assembleia Municipal do Orçamento (AMO), que faz a interlocução entre as comunidades e a Prefeitura, principalmente no que tange às obras do Orçamento Participativo (OP). Assim, é de interessa de ambos – Vidigal e Audifax – que a coordenação da entidade esteja nas mãos de aliados.
Atualmente, a Fams tem como presidente Jacinto Sezine (PT), e o mandato à frente da entidade é de três anos.