Categories: Notícias

COPA E EMPREGOS TEMPORÁRIOS

Estima-se que a Copa do Mundo tenha criado por volta de 48 mil vagas de trabalho temporário para atender os cerca de 600 mil turistas que desembarcaram no Brasil. Mas você sabe como se dá, ao certo, a contratação temporária? (I) O trabalhador só pode ser contratado como temporário para atender a necessidade transitória de substituição do pessoal regular e permanente da empresa, ou a acréscimo extraordinário de serviços. No caso da Copa, estamos nitidamente diante da segunda hipótese.

(II) O trabalhador irá prestar seus serviços diretamente na empresa tomadora dos serviços, mas quem formaliza a contratação do empregado e assina a sua carteira de trabalho é a empresa prestadora contratada para tanto; (III) Os trabalhadores temporários têm os mesmos direitos que os empregados da empresa tomadora de serviço ocupantes da mesma função, à exceção do aviso prévio e da multa de 40% sobre o FGTS que não são devidos aos temporários.

(IV) O prazo máximo de duração de um contrato de trabalho temporário é de três meses prorrogáveis por mais três. Caso estes prazos sejam extrapolados, o contrato temporário será transformado, automaticamente, em contrato de emprego por prazo indeterminado; (V) As duas maiores vantagens para o empregador na contratação temporária em relação à contratação por período de experiência ficam por conta do prazo e das responsabilidades.

A contratação por experiência poderá se dar pelo prazo máximo de 90 dias improrrogáveis, ao passo que o contrato temporário pode ser firmado por três meses e prorrogáveis por outros três. E aqui, tem que ser dito que a observação do prazo de 90 dias x três meses é de suma importância, sob pena de ocorrer a extrapolação do prazo legal e, consequentemente, a transformação em contrato a prazo indeterminado.

Assim, o contrato de trabalho temporário em situações excepcionais, como a Copa, pode ser um grande aliado dos empregadores, ao reduzir custos e riscos. Contudo, cuidados básicos e simples  devem ser tomados, evitando-se transtornos futuros. Consulte sempre um bom advogado e até o próximo encontro.

 

E-mail: drrodrigolucas@hotmail.com

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Justiça derruba censura de Pablo Muribeca contra matérias do Tempo Novo

A Justiça derrubou a censura de Pablo Muribeca contra matérias do Jornal Tempo Novo. Crédito: Divulgação O Tribunal Regional Eleitoral…

13 horas atrás

Planalto Serrano terá Natal Solidário para crianças em situação de vulnerabilidade

Além da entrega de brinquedos, o Natal Solidário, contará com diversas atrações para crianças e adolescentes: tudo gratuito. Crédito: Divulgação…

13 horas atrás

Idoso morre após ser atropelado por viatura da Polícia Militar na Serra

O idoso, identificado como Francisco de Assis Júnior, morreu após ser atropelado por uma viatura da Polícia Militar na Serra.…

13 horas atrás

Domingo de feijoada, samba e brasilidades em Jacaraípe

A 6ª Feijoada Bar Ca Boa, será neste domingo (24), a partir das 12 horas, no Cerimonial Gaia, em Portal…

14 horas atrás

Artesã da Serra promove oficina de confecção de bonecas de pano em Nova Almeida

A oficina de boneca de pano será realizada no bairro Parque das Gaivotas, nesta sexta-feira (22) e terá como oficineira…

15 horas atrás

Vidigal entregará Prefeitura da Serra ‘organizada e com finanças em dia’ para Weverson, afirma Pablo Lira

O coordenador de transição, Pablo Lira, afirmou que Sergio Vidigal entregará a Prefeitura da Serra ‘organizada e com finanças em…

15 horas atrás