Categories: O Nó da Gravata

Eleições na Serra | Confira os bastidores na coluna ‘O Nó da Gravata’

Câmara da Serra. Foto: Gabriel Almeida

Guerra de números

Nesta reta final de convenções partidárias, para a escolha dos candidatos a prefeito, vice e vereadores, o que não faltam são pesquisas de intenções de votos, que somados passam de 100%, fora os índices de brancos, nulos e que não sabem em quem votos. Aí, com certeza, chega aos 150%. Ou seja, a conta não fecha.

Guerra de números 2

Os pre-candidatos são: Fernanda Souza (PT), Bruno Lamas (PSB), Sérgio Vidigal (PDT), Vandinho Leite (PSDB), Luciana Malini (PP), Alexandre Xambinho (PL), Fábio Duarte (Rede), Gustavo Peixoto (Pros) e Gracimeri Gaviorno (PSC).

Tem percentual de intenções de votos para todo gosto, de acordo com a vontade e interesse de cada candidato. Só não se sabe o que verdade e o que é mentira e vice-versa.

Tem 46% para um candidato, 23% para outro, 13%, 10%, 7%, 6%, 5%, 4% e 2%. Só aqui já somam 116%. Ninguém cita os percentuais de brancos, nulos e os indecisos. A conclusão é a de que alguém está vendendo ilusão.

Água no barco dos Republicanos

Com a desistência de Amaro Neto disputar a eleição para prefeito, o seu partido, o Republicanos vive dias de completa incerteza.

A chapa de candidatos a vereador é composta por pessoas da relação do prefeito Audifax, que quer o partido apoiando Fábio Duarte. Mas o partido está na conta de outro candidato, Alexandre Xambinho e tem ainda o sempre polêmico Mauro Luiz que colocou o seu nome à disposição do partido para ser o candidato a prefeito.

Os candidatos a vereador temem um esvaziamento da chapa e em função disso não conseguirem alcançar o coeficiente eleitoral.

Festival de candidatos

É possível que a Serra venha a ter entre 700 a 800 candidatos a vereador nessa eleição. São 23 vagas na Câmara e a legislação permite até uma vez e meia o número de candidatos por partido, que dá 35. De 20 a 23 siglas devem participar da eleição, todas planejando lançar chapa completa.

Caso confirme esse prognóstico, serão em torno de 31 candidatos por vaga. Um verdadeiro vestibular.

DA REDAÇÃO: A coluna ‘O Nó da Gravata’ é assinada pela repórter de política, Maria Nascimento, mas neste texto, contou com a colaboração de Eci Scardni. 

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Humorista Kedny Silva traz para a Serra stand-up ‘Terapia de Casal’ em maio

O stand-up comedy de Kedny Silva é uma verdadeira sessão de “terapia coletiva” com a plateia, que participa ativamente das…

27 minutos atrás

Super chuva com granizo e vendaval causa destruição em Nova Almeida na Serra

Crédito: Divulgação A região de Nova Almeida, na Serra, foi duramente atingida por uma forte tempestade na noite desta quinta-feira…

12 horas atrás

Estudantes podem solicitar isenção de taxa do Enem a partir de segunda-feira (14)

O Enem acontece anualmente. Foto: Agência Brasil Tem início na próxima segunda-feira (14), o período para que estudantes da 3ª…

17 horas atrás

Atleta da Serra conquista bronze no Mundial Escolar de Taekwondo, na Sérvia

Aos 14 anos, o morador da Serra, Ebson foi o único capixaba a integrar a seleção brasileira de taekwondo escolar…

18 horas atrás

Via Sacra será encenada pelas ruas de Central Carapina e terá participação de 100 pessoas

Das 8h30 às 10h, da terça (15), será realizada mais uma edição da Via Sacra comunitária, que neste ano traz…

19 horas atrás

Vale firma acordo para usar esgoto reciclado de Vitória e reduzir uso de água do rio na Serra

Crédito: divulgação. A crise hídrica, que é uma questão estruturante e tende a se agravar, embora seja um problema global…

19 horas atrás