Categories: O Nó da Gravata

Eleições na Serra | Confira os bastidores na coluna ‘O Nó da Gravata’

Câmara da Serra. Foto: Gabriel Almeida

Guerra de números

Nesta reta final de convenções partidárias, para a escolha dos candidatos a prefeito, vice e vereadores, o que não faltam são pesquisas de intenções de votos, que somados passam de 100%, fora os índices de brancos, nulos e que não sabem em quem votos. Aí, com certeza, chega aos 150%. Ou seja, a conta não fecha.

Guerra de números 2

Os pre-candidatos são: Fernanda Souza (PT), Bruno Lamas (PSB), Sérgio Vidigal (PDT), Vandinho Leite (PSDB), Luciana Malini (PP), Alexandre Xambinho (PL), Fábio Duarte (Rede), Gustavo Peixoto (Pros) e Gracimeri Gaviorno (PSC).

Tem percentual de intenções de votos para todo gosto, de acordo com a vontade e interesse de cada candidato. Só não se sabe o que verdade e o que é mentira e vice-versa.

Tem 46% para um candidato, 23% para outro, 13%, 10%, 7%, 6%, 5%, 4% e 2%. Só aqui já somam 116%. Ninguém cita os percentuais de brancos, nulos e os indecisos. A conclusão é a de que alguém está vendendo ilusão.

Água no barco dos Republicanos

Com a desistência de Amaro Neto disputar a eleição para prefeito, o seu partido, o Republicanos vive dias de completa incerteza.

A chapa de candidatos a vereador é composta por pessoas da relação do prefeito Audifax, que quer o partido apoiando Fábio Duarte. Mas o partido está na conta de outro candidato, Alexandre Xambinho e tem ainda o sempre polêmico Mauro Luiz que colocou o seu nome à disposição do partido para ser o candidato a prefeito.

Os candidatos a vereador temem um esvaziamento da chapa e em função disso não conseguirem alcançar o coeficiente eleitoral.

Festival de candidatos

É possível que a Serra venha a ter entre 700 a 800 candidatos a vereador nessa eleição. São 23 vagas na Câmara e a legislação permite até uma vez e meia o número de candidatos por partido, que dá 35. De 20 a 23 siglas devem participar da eleição, todas planejando lançar chapa completa.

Caso confirme esse prognóstico, serão em torno de 31 candidatos por vaga. Um verdadeiro vestibular.

DA REDAÇÃO: A coluna ‘O Nó da Gravata’ é assinada pela repórter de política, Maria Nascimento, mas neste texto, contou com a colaboração de Eci Scardni. 

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

2 minutos atrás

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…

8 horas atrás

Velocidade na Terra encerra temporada neste fim de semana em Aracruz

O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…

8 horas atrás

Com 53,08% dos votos, Érica Neves é eleita a primeira mulher presidente da história da OAB-ES

A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…

8 horas atrás

Alunos da guarda fazem mutirão para doar sangue na Serra

Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…

9 horas atrás

Morre motorista baleado na cabeça durante discussão na Serra

A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…

9 horas atrás