A Serra vai contar com oito candidatos a prefeito nesta eleição. De todos eles, apenas Sérgio Vidigal (PDT) já disputou. O restante dos setes candidatos são figuras novas na urna para disputar à Prefeitura da Serra. Eles se dividem em seis homens e duas mulheres com idades variadas.
Atualmente, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), a Serra possui 327.670 eleitores aptos para esta eleição. Esse número permite que a cidade tenha segundo turno, caso nenhum dos candidatos obtenha 50% dos votos válidos mais um.
Vale destacar que o atual prefeito Audifax Barcelos (Rede) está no seu terceiro mandato, sendo que os dois últimos foram consecutivos. Dessa forma, ele está impedido de se candidatar neste ano.
Por ordem alfabética do nome na urna, seguem os candidatos (as):
Na coligação ‘Por amor a Serra’, o PL, liderado por Magno Malta, lançou Alexandre Xambinho com o número 22. Nascido em 1987, Xambinho é o candidato mais novo na disputa. A vice é Carla Silva Xavier, que é filiada ao Republicanos. Atualmente Xambinho é deputado estadual – eleito em 2018. Além do PL e Republicanos, completa a coligação o PTC.
Bruno Lamas é o segundo na ordem alfabética. Ele será candidato pelo PSB e tem o número 40. A coligação tem o slogan ‘Mudança com Segurança’. Atualmente ele é deputado estadual em segundo mandato. Completam a chapa do PSB os partidos: Avante, DEM e PV. Bruno tem 43 anos e terá Guilherme Lima como vice na disputa.
Ebinho é o terceiro da lista e será candidato pelo PCdoB, que estará em chapa única. Seu número é 65. Ele é empresário, tem 42 anos e terá como vice Ivany Pereira, também filiada ao mesmo partido. No Espírito Santo, o PCdoB é liderado pelo ex-deputado Givaldo Vieira, que também tem origem política na Serra.
A lista segue com Fábio Duarte – 43 anos – filiado a Rede e escolhido pelo prefeito Audifax Barcelos para sucessão. Atualmente, ele é vereador da Serra. Completam a coligação os partidos: PMN, Patriota e Podemos. O número de Fábio na urna é 18 com a coligação chamada ‘Nova Serra’. A vice é Renata Sepulcro.
Gracimere Gaviorno é a próxima da lista alfabética. Ela está filiada ao PSC e terá o número 20 nas urnas. Gracimere tem 49 anos e lançou chapa única com o Professor Lucas Silveira com o vice . Na Serra, o PSC é liderado pelo vereador Ailton Rodrigues.
A sexta da lista é Luciana Malini, que tem 47 anos e está filiada ao PP com o número 11 na urna. O partido irá sozinho para a eleição e terá o empresário Orlando José Marquette como o vice na chapa. Malini foi secretária de Políticas Públicas para a Mulher na Prefeitura da Serra e deixou o cargo para ser candidata a prefeita.
Pela sétima vez em 28 anos, Sérgio Vidigal será candidato a prefeito pelo PDT. A coligação se chama ‘A Serra vai pra frente’ com o número 12 na urna. Atualmente, ele é deputado federal e aos 63 anos é o que tem a idade mais avançada na disputa. Completam a coligação: PSD, Solidariedade, PSL e Cidadania. O vice na chapa será Thiago Carreiro.
Vandinho Leite será candidato a prefeito pelo PSDB. Ele tem 42 anos e vai para as urnas com o número 45. A coligação se chama ‘Aliança pela Serra’ e terá os partidos: PMB, PRTB, MDB, PROS e DC. Ele ocupa, atualmente, o cargo de deputado estadual – eleito em 2018 – e tem como vice o médico Doutor Afonso Pimenta, que faz parte do grupo de pessoas que está montando o Aliança pelo Brasil no ES.
Leia também: Serra possui mais de 700 candidatos a vereador. Veja os nomes que estão na disputa: