Neste domingo (15), eleitores de todo o Brasil vão às urnas para escolher os próximos prefeitos, vices-prefeito e vereadores de diversos municípios. E na Serra, 327.670 moradores (que estão aptos para a eleição), devem votar em um dos nove candidatos que disputam o comando da Prefeitura da Serra pelos próximos quatro anos. O TEMPO NOVO preparou uma lista com informações sobre cada um deles.
Entre todos, apenas Sérgio Vidigal (PDT) já disputou. O restante dos setes candidatos são figuras novas na urna para disputar à Prefeitura da Serra. Eles se dividem em sete homens e duas mulheres com idades variadas.
Atualmente, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), a Serra possui 327.670 eleitores aptos para esta eleição. Esse número permite que a cidade tenha segundo turno, caso nenhum dos candidatos obtenha 50% dos votos válidos mais um.
+ Análise: Pesquisas apontam tendência de 2° turno entre Vandinho e Vidigal
As últimas pesquisas eleitorais, inclusive a contratada pelo TEMPO NOVO junto a Enquet, mostram que Sérgio Vidigal e Vandinho Leite (PSDB) são os preferidos dos eleitores. Vidigal lidera os levantamentos e Vandinho se consolida em segundo lugar isolado.
Vale destacar que o atual prefeito Audifax Barcelos (Rede) está no seu terceiro mandato, sendo que os dois últimos foram consecutivos. Dessa forma, ele esgotou sua possibilidade de reeleição e está impedido de se candidatar neste ano. Mesmo assim, Audifax indicou um nome para sucessão.
Na coligação ‘Por amor a Serra’, o PL, liderado por Magno Malta, lançou Alexandre Xambinho com o número 22. Nascido em 1987, Xambinho é o candidato mais novo na disputa. A vice é Ciglei Lira. Atualmente Xambinho é deputado estadual – eleito em 2018. Além do PL e Republicanos, completa a coligação o PTC.
Bruno Lamas é o segundo na ordem alfabética. Ele será candidato pelo PSB e tem o número 40. A coligação tem o slogan ‘Mudança com Segurança’. Atualmente ele é deputado estadual em segundo mandato. Completam a chapa do PSB os partidos: Avante, DEM e PV. Bruno tem 43 anos e tem Guilherme Lima como vice na disputa.
O terceiro da lista é o delegado da Polícia Federal, Márcio Greick. Apesar de ter sua candidatura barrada pela Justiça Eleitoral – já que seu partido (MDB) não registrou sua candidatura oficialmente e compôs a chapa de outro candidato. O candidato entrou com recurso, que só será julgado após a votação do primeiro turno. Ele tem 49 anos e disputa sua primeira eleição. O vice é Dudu Lima. O número na urna é 15.
Ebinho é o quarto da lista, sendo candidato pelo PCdoB, que estará em chapa única. Seu número é 65. Ele é empresário, tem 42 anos e tem como vice Ivany Pereira, também filiada ao mesmo partido. No Espírito Santo, o PCdoB é liderado pelo ex-deputado Givaldo Vieira, que também tem origem política na Serra.
A lista segue com Fábio Duarte – 43 anos – filiado a Rede e escolhido pelo prefeito Audifax Barcelos para sucessão. Atualmente, ele é vereador da Serra. Completam a coligação os partidos: PMN, Patriota e Podemos. O número de Fábio na urna é 18 com a coligação chamada ‘Nova Serra’. A vice é Renata Sepulcro.
Gracimere Gaviorno é a próxima da lista alfabética. Ela está filiada ao PSC e terá o número 20 nas urnas. Gracimere tem 49 anos e lançou chapa única com o Professor Lucas Silveira com o vice . Na Serra, o PSC é liderado pelo vereador Ailton Rodrigues.
A sétima da lista é Luciana Malini, que tem 47 anos e está filiada ao PP com o número 11 na urna. O partido está sozinho na eleição e tem o empresário Orlando José Marquette como o vice na chapa. Malini foi secretária de Políticas Públicas para a Mulher na Prefeitura da Serra e deixou o cargo para ser candidata a prefeita.
Pela sétima vez em 28 anos, Sérgio Vidigal é candidato a prefeito pelo PDT. A coligação se chama ‘A Serra vai pra frente’ com o número 12 na urna. Atualmente, ele é deputado federal e aos 63 anos é o que tem a idade mais avançada na disputa. Completam a coligação: PSD, Solidariedade, PSL e Cidadania. O vice na chapa será Thiago Carreiro.
Vandinho Leite é candidato a prefeito pelo PSDB. Ele tem 42 anos e vai para as urnas com o número 45. A coligação se chama ‘Aliança pela Serra’ e terá os partidos: PMB, PRTB, MDB, PROS e DC. Ele ocupa, atualmente, o cargo de deputado estadual – eleito em 2018 – e tem como vice o médico Doutor Afonso Pimenta, que faz parte do grupo de pessoas que está montando o Aliança pelo Brasil no ES.
O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…
O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…
A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…
Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…
A TV Tribuna agora será afialiada da Band no Espírito Santo, após o SBT romper o contrato com a afialiada.…
Crédito: Divulgação Um homem, cuja identidade não foi revelada, foi encontrado morto na madrugada deste domingo (22). O crime ocorreu…