Criado pelo pesquisador da Unicamp, Diego Aranha, o aplicativo ‘Você Fiscal’ convida os eleitores a participar de um mutirão para contagem paralela dos votos nesta eleição presidencial. O objetivo é comparar o resultado com a contagem do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Para participar o cidadão deve baixar o aplicativo, que só funciona no sistema Android. Aí basta tirar uma foto do Boletim de Urna da sessão onde vota (o boletim fica exposto minutos depois do fim da votação às 17hs) e enviar para o site http://www.vocefiscal.org/.
Quem não tem o Android pode fazer fotos dos boletins e mandar para o mesmo site. O aplicativo foi criado após constatação de vulnerabilidade nos testes com as urnas eletrônicas realizados em 2012.
Desde então, Diego Aranha, à época pesquisador chefe da equipe que identificou falhas na urna e atualmente professor de computação da UNICAMP, criou um projeto em parceria com o empreendedor digital Helder Ribeiro. Com a doação da sociedade civil, foi possível desenvolver o aplicativo.