Na maioria dos locais de votação da Serra, a eleição municipal deste ano está ocorrendo de forma tranquila e sem aglomerações. No entanto, numa unidade escolar de Chácara Parreiral, uma leitora do TEMPO NOVO, Fabíola Cerqueira, enfrentou longa espera e superlotação em ambiente apertado para conseguir cumprir seu papel na democracia. Isso ocorreu na manhã deste domingo (15).
De acordo com a eleitora, a situação ocorre por conta de desorganização do espaço. Segundo ela, seu tempo de espera foi superior a trinta minutos. “Minha seção era uma das mais cheias, mas não tinha muita gente. Na minha fila quando cheguei tinha 10 pessoas, sendo uma idosa apenas. O problema foi a desorganização do espaço. Filas de 3 seções no segundo andar se embolaram e isso gerou a aglomeração”, relata.
A professora ainda disse à reportagem que muitas pessoas não estavam respeitando o distanciamento social. “Cheguei e fui direto para a minha seção e ao terminar saí logo da escola então não observei as outras seções. A porta da escola é que estava cheia de gente e acho que era a vigilante que organizava a fila que também não era extensa, mas ia para o o meio da rua sem qualquer respeito ao distanciamento”, disse.
Essas são as primeiras denúncias de superlotação em escolas da Serra que a reportagem do TEMPO NOVO recebeu. Conforme informado anteriormente, equipes estão nas ruas e já visitaram locais de votação em Jardim Tropical, Parque Residencial Laranjeiras, Jacaraípe, Valparaíso e Jardim Limoeiro. Em todos esses pontos, a votação ocorria de forma tranquila e com as pessoas respeitando o distanciamento social.
A leitora Rita de Cássia Santos também denunciou falta de organização na EMEF Padre Gabriel, em Jardim Carapina.
A votação foi iniciada às 7 horas – assim como já era previsto – e o horário de 7h às 10h foi preferencial para os idosos (não exclusivo). Agora, os eleitores do público comum já começaram a votar na cidade. Atualmente, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), a Serra possui 327.670 eleitores aptos para esta eleição. Esse número permite que a cidade tenha segundo turno, caso nenhum dos candidatos obtenha 50% dos votos válidos mais um.
Além do uso obrigatório de máscara, o fluxo de votação está ocorrendo com distanciamento mínimo de um metro na fila e também dentro da seção, entre mesários e eleitores; apresentação do documento oficial com foto à distância; orientação para o eleitor usar a própria caneta para assinar o caderno de votação e higienização das mãos do eleitor antes de fazer essa assinatura.
Quando a urna for habilitada, o eleitor deverá se dirigir à cabine de votação, digitar os números dos seus candidatos e apertar a tecla “confirma” após cada voto. Ao final, deverá higienizar as mãos com álcool em gel novamente e se retirar da seção eleitoral.
O prefeito eleito, Weverson Meireles, anunciou Pablo Lira para coordenar a equipe de transição de governo na Serra. Crédito: Divulgação…
Os 1.270 usuários matriculados na Apae da Serra escreveram cartinhas para Papai Noel contando o que gostariam de ganhar de…
Para fechar, a noite da sexta-fveira (1) a banda Beckpower fará um super tributo ao Planet Hemp. O som começa…
É inegável que Muribeca alcançou um desempenho louvável (90.227 votos), mas é justo dizer também que Pablo "perdeu" para a…
O curta-metragem “Encruzilhadas do Caos” percorreu festivais no Brasil e no exterior, acumulando diversos prêmios ao longo do caminho. Crédito:…
3ª ligação entre Serra e Vitória: veja detalhes do projeto da nova rodovia que será construída pela prefeitura. Crédito: Divulgação…