Por Clarice Poltronieri
Setembro trouxe a primavera, mas o clima que chegou parece mesmo é de verão. E para encarar o calor, que apenas começou e só deve partir depois do carnaval em 2016, haja truques! Protetor solar, bonés, chapéus e até sombrinhas são alguns dos recursos dos quais as pessoas lançam mão para encarar o sol.
“Bebo muito líquido no calor, inclusive água de coco todos os dias. Também faço uso do protetor solar. Corro na praia de manhã, sempre com o uso de viseira e óculos de sol, além de vestir calça legging e blusa de manga, nunca de camiseta”, conta Gleisi Kelen Arvelino de Souza Barcelos, de Jacaraípe.
De Morada de Laranjeiras, Bianca Carla Paredes também faz uso de vários acessórios para se proteger e também seu filho de um ano e sete meses. “Quando ele era novinho, usava até sombrinha para protegê-lo melhor. Hoje, uso protetor solar e chapéu estilo pescador, pois protege mais. Levo sempre uma garrafa de água e uma de suco, além do protetor, para reforçar quando o passeio é mais longo. Na rua sempre procuro a calçada com mais sombra, além de evitar sair nos horários em que o sol está mais forte”, explica.
A dermatologista Dulcinea Bolvo, do Hospital Metropolitano, orienta que proteção e hidratação são essenciais neste período. “O protetor solar deve ser usado sempre, mas deve ser reforçado no calor, principalmente nas partes expostas como nuca, colo, braços, pernas, couro cabeludo. Chapéu e boné também são importantes”, lembra.
A médica ressalta a importância de hidratar o corpo com muito líquido e a pele com cremes, pois o excesso de banhos desidrata. “Evitar banhos prolongados, seja no chuveiro, no mar ou na piscina para não ressecar a pele”, diz.
E para não ter micoses, doenças de pele comuns no período, nada de ficar molhado. “Saiu do banho, seque bem todo o corpo e as dobras. Os cabelos também. Se conseguir manter o corpo seco durante o dia também é bom e procure sempre se refrescar na sombra ou no ar condicionado. Tenha sempre uma garrafa de água à mão”, finaliza.