Por Clarice Poltronieri
Que tal estender um braço para o próximo? É que chegando a época de feriadões, costuma aumentar a demanda por sangue nos bancos dos hospitais. E doar faz bem tanto para quem doa, quanto para quem recebe.
A falta de estoque regular de sangue é um problema para a saúde pública e a demanda aumenta nos feriados. Quem já precisou de sangue, sabe da importância dos doadores.
Edmaura Arruda Fonseca depende do sangue alheio há mais de 15 anos. “Desde os 17 anos recebia transfusão a cada dois ou três meses por causa da leucemia aguda. Depois do transplante, há dois anos, faço uma ou duas por ano. Na minha família todos são doadores. No interior de Minas nunca faltava sangue, mas aqui no estado vi muita gente esperar e até morrer por falta de sangue. É preciso mais doadores”, frisa.
“Sofri um AVC em 2006 e precisei tomar sangue, senão morreria. Meu esposo também já precisou quando fez uma cirurgia gástrica. Sou grata a todos que fazem esse gesto humanitário”, conta Regina Célia dos Santos Roveda.
E para quem doa não faltam motivos para manter o gesto. Alessandro Loureiro de Moraes começou a doar para um amigo internado. “Foi há uns 8 anos e me perguntaram se eu queria continuar doando. Hoje é um ato do coração. Faço de 2 a 3 doações por ano e ainda levo amigos”, narra.
“Doo há 30 anos. É um ato de solidariedade. Um gesto simples que salva vidas. E você ainda faz exames rápidos e de graça para ver como está sua saúde”, conta. Denilton Miranda Xavier.
Clisciane Cupertino é doadora regular há uns 5 anos e se inscreveu para doar medula e plaquetas. “Faço por saber que a sociedade precisa, mas quem quer outros motivos, saiba que o doador tem direito a meia-entrada e ganha o dia de folga”, frisa.
Doadores precisam pesar mais de 60 kg e ter de 16 a 69 anos, com a primeira doação antes dos 60 anos e menores de 18 anos com a presença do responsável.
Na Serra, a doação pode ser feita no Hospital Dório Silva, em Laranjeiras, de 2ª a 6ª, das 7h às 15h30. Contato: 3338-7373.
Enfermeiros na Campanha
Neste mês o Sindicato dos Enfermeiros iniciou uma campanha de doação com os estudantes e profissionais da área. A campanha vai até 30 de novembro e quer conseguir doadores voluntários de sangue e de medula óssea entre esses profissionais da saúde.
Com o slogan “Cuidar da vida, está no nosso sangue – mais que doar é preciso incentivar” vários pontos do estado farão coleta.
Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…
Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…
O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…
O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…
A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…
Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…