[secondary_title]

Eles optaram por animais exóticos como bichinhos de estimação

- PUBLICIDADE-
Fernanda, o noivo e Nino posando para foto. Foto: Acervo pessoal

Cães e gatos ainda ganham de lavada na preferência da maioria dos brasileiros que têm um animal de estimação em casa. Mas, para algumas pessoas, o bom mesmo é ter um bichinho diferente como porquinho da índia, cobra, calopsita, coelho, galinha japonesa, periquito e até jabuti.

Da Serra-Sede, Fernanda Souza, além de cães e gatos, tem um porquinho da índia e, por sinal, muito mimado. O roedor come ração premium com alfafa, frutas, verduras e ainda toma banho de banheira.

“Porquinhos da índia têm deficiência de vitamina C, por isso, complementamos a alimentação dele. Ele já conhece a abertura da geladeira e grita pedindo comida e de pé. Ensinei alguns truques a ele e conseguimos interagir bem”.

Fernanda conta que Nino dorme pouco, tem sonos curtos e, por isso, a noite fica protegido num cercadinho feito especialmente para ele. “Meu noivo mora em São Paulo e sempre que vem para cá, Nino fica com ele na casa de praia de férias. Ele também anda com a gente de bicicleta na cestinha, faz o maior sucesso na rua”, conta orgulhosa.

Já Karla Martinelli Sudário, de Jacaraípe, tem um verdadeiro zoológico em casa. “Além de cães e gatos, tenho galinha japonesa, calopsita, agarponis, periquito e mandarins. E não tenho problema com carrapatos. São todos muito bem cuidados e amados”, destaca.

Em Nova Almeida, o coelho toma banho e tem o topete regularmente tosado. Foto: Divulgação

Tico é a calopsita da moradora de Laranjeiras, Meirielen Caiaffa. “Ele é tipo um cachorro, anda atrás da gente, canta para sair da gaiola e chamar atenção. Gosta de música, de cafuné, assisti TV, bica o celular para gente parar de usar e coçar ele. É uma figura. Depois de uma grande perca, que foi a minha cachorra, e por não ter muito espaço, ganhei o Tico do meu pai em 2017. Estou super feliz com ele, não ligava para pássaros até conhecê-lo”, declara.

Tico se alimenta de ração e milho que segundo Meirielen ele adora. “Fica na cama com a gente o tempo todo. Só coloco na gaiola quando realmente vou dormir porque tenho medo de amassar ele”.

Já Agda Joselita é uma recordista de animais exóticos de estimação. A veterinária tem um coelho Belier no consultório onde trabalha em Nova Almeida, que toma banho e regularmente tem o topete tosado. “E ele come de tudo, cenoura, milho, jiló, couve e repolho”, conta a Agda.

A veterinária tem ainda em sua casa arara, papagaio, calopsita, maritaca, além de cachorro e gato. “Também já tive cobra, aranha caranguejeira e iguana, mas não tenho mais”, conta Agda, frisando que a arara interage bastante com o dono. “Ela fala, grita, late e chama os cachorros. É um bicho totalmente diferente”.

Liliane com a porca Peppa que adora receber um carinho. Foto: Acervo pessoal

De Manguinhos, Liliane Augusto, além de cães, gatos, calopsita e galinhas tem uma porca de estimação. Peppa se alimenta de verdura, fruta, comida fresca e ração específica e de cachorro que ela mesmo rouba. “Durante o tempo que fico em casa deixo a Peppa solta no quintal. Tanto ela, quanto as galinhas são de estimação e não serão abatidas, vão morrer de velhice. A Peppa atende pelo nome, adora carinho, toma banho, conversa com a gente. E se vir uma vasilha na mão, corre para casinha dela. Ela interage bem com as crianças. É um animal maravilhoso”, frisa Liliane.

Aline Biasutti, tem uma porca, uma égua e uma jabuti. “Tenho mais contato com porquinha. Ela come verduras, farelo e ração que rouba dos cães e interage bastante, basta ter comida que ela vem querendo ser coçada”, conta. 

Ibama

Vale lembrar que para se ter um bicho silvestre exótico é preciso ter autorização do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Criar animais silvestres ou exóticos sem permissão é considerado crime pela Lei 9605/98.  E quem infringir esta lei pode ser multado e sofrer detenção que pode ir de seis meses a um ano. Por esse motivo é preciso ter muita consciência no momento em que decidir adquirir um animal e conhecer os que podem ser criados dentro da lei de proteção aos animais.

...

Serra anuncia mutirão com 5 mil castrações gratuitas em 2024

A Prefeitura da Serra anuncia nesta quarta (17) um mutirão de 5 mil castrações ao longo do ano, como forma de diminuição no...

Empresas da Serra fazem mutirão para contratar 115 novos funcionários de nível fundamental

O Sine da Serra realiza, nesta quinta-feira (18), três processos seletivos para vagas de emprego com contratação imediata. Os cargos exigem apenas ensino fundamental...

Banda Marcial de escola da Serra vai a Minas Gerais participar de encontro musical

A Banda Marcial Manoel Carlos de Miranda, de José de Anchieta, na Serra, está confirmada para o 1º Encontro de Bandas e Fanfarras da...

Praça de Jacaraípe vira ponto de encontro para a rapaziada do hip hop

Na Praça Encontro das Águas, em Jacaraípe, na Serra, há oito anos, os amantes do hip hop e do rap têm um ponto de...

Dia Nacional do Livro terá recreação do Sítio do Pica Pau Amarelo na Serra

Neste sábado (20), em homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado no dia 18, data do nascimento do escritor brasileiro Monteiro Lobato, o...

Mutirão em Jacaraípe para atualizar cadastro dos usuários do Bolsa Família

Neste sábado (20) a comunidade de Jacaraípe receberá diversos serviços de saúde e de assistência social na unidade regional das 8 às 16 horas. O...

Parto distócico em gatas; saiba identificar!

A distocia é definida como um trabalho de parto complicado, doloroso e lento, e que nem sempre é fácil distinguir do parto normal em...

Milionário! Morador da Serra acerta aposta de R$ 3 e fatura R$ 1 milhão na Lotofácil

Um morador da Serra se tornou milionário após acertar uma aposta de 15 números na Lotofácil. O sortudo participou do concurso 3.080, realizando na...
Anúncio
close-link