O projeto Cores no Branco está abrindo mais uma exposição no Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra. Desta vez, a galeria Benedita Torreão, anexa ao centro cultural, receberá a exposição Titiñan Puri da artista plástica e indígena Kath Xapi Puri.
A abertura acontece neste sábado (6), a partir das 19 horas, e ficará aberta para visitação até o dia 22 de junho. A exposição celebra a rica herança cultural do povo Puri.
A mostra apresenta ilustrações digitais e pinturas acrílicas que retratam a resistência e sabedoria das avós Puri, mulheres fundamentais na preservação da identidade e tradição de seu povo.
A exposição é a segunda a fazer parte do Projeto Cores no Branco, sendo uma homenagem à força e ao conhecimento dessas anciãs, cujos ensinamentos são muitas vezes esquecidos no contexto urbano.
O Centro Cultural Eliziário Rangel fica na rua Guimarães Rosa, 1201, em São Diogo.
+ Exposição interativa da Disney começa nesta sexta na Serra com visitação gratuita
Sobre a artista
Kath Xapi Puri é mulher de ancestralidade Puri, neta de dona Iraci, nascida em Muriaé-MG e criada na periferia de Serra-ES. É ilustradora, designer e diagramadora. Graduada em Design pela UFES e com Formação Pedagógica em Artes Visuais pela Uniasselvi.
Atualmente, atua como designer no Instituto AzMina e presta serviços para outras instituições relacionadas aos direitos indígenas. Como ilustradora, sua principal temática é a representatividade indígena, biomas nativos e ancestralidade. No ano de 2022, participou da I Bienal de Arte Indígena do Rio de Janeiro e da exposição Projeta JPA.
Serviço
Exposição “Titiñan Puri”
- Data: De 06 de abril a 22 de junho
- Local: Centro Cultural Eliziário Rangel (CCER)
Humberto de Campos, 1201 – São Diogo I, Serra