Serra, 23 de setembro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Cultura

Serra, 16 de Abril de 2018 às 20:07

Elomar, Xangai e Geraldo Azevedo tocam juntos em palco capixaba


Geraldo Azevedo, Xangai e Elomar: ícones do cancioneiro do sertão e parceria que rendeu os lendários discos ao vivo Cantoria 1 e 2 nos anos 1980. Fotos: Divulgação

Bruno Lyra

Três dos maiores cancioneiros do sertão brasileiro aportam no próximo sábado (21) em Vila Velha para uma apresentação conjunta.   Elomar Figueira Mello, Geraldo Azevedo e Eugênio Avelino, mais conhecido como Xangai, trazem o show  ‘Cantadores’ para a Arena do Shopping Vila Velha, com portões abertos a partir das 20h e 30.

Trata-se de uma reunião dos três para uma apresentação conjunta, desdobramento de um projeto iniciado na década de 1980, que também reunia outro ícone da música do interior do Brasil: Vital Farias.

Para os capixabas o trio deve trazer o consagrado repertório dos excelentes Cantoria 1 e Cantoria 2; álbuns com registros ao vivo das apresentações que fizeram em 1984 e 1985 com a presença de Vital.

De Elomar as canções como Arrumação, Cantiga de Amigo, Cantiga de Estradar, na Quadrada das Águas Perdidas.  De Geraldo, Caravana, Moça Bonita, Sabor Colorido, Barcarola do São Francisco e Novena. E canções inesquecíveis interpretadas por Xangai, como Estampas Eucalol (Hélio Contreiras), Matança (Jatobá), e Kukucaia (Cátia de França) além de sua composição autoral, a divertidíssima ABC do Preguiçoso.  

É um repertorio rico, que mescla canções regionais com MPB, elementos eruditos e até música medieval, essas duas últimas características aparecem com mais ênfase nas composições de Elomar. Tanta beleza executada por artistas decanos e com um entrosamento que há 34 anos (data do Cantoria 1) já rendera registros ao vivo até hoje aclamados por público e crítica.   

Séculos de cultura musical

O mais velho dos três, Elomar, 80 anos, é um brilhante compositor, arranjador, violonista, cantor, pesquisador musical e até dos dialetos sertanejos. Sua obra inclui canções populares e músicas eruditas. É de Vitória da Conquista, Bahia, onde segue tangendo seus bodes e carneiros na caatinga seca e áspera, testemunhando e experimentando o rigor da vida sertaneja. Cenário que inspira suas idiossincráticas canções, uma mistura do romanceiro medieval com cancioneiro do Nordeste.  

De Itapebi, extremo sul da Bahia, Xangai (Eugênio Avelino) é o mais ‘menino’ dos três, acabou de completar 70 anos. Mantém amizade de longa data com Elomar, de quem muito teve influencia. Não é a toa que Elomar tem em Xangai um de seus principais intérpretes.  Dono de uma voz potente e ótimo violonista, Xangai tem o dom de trazer aos holofotes grandes compositores do interior do Brasil.

Fecha o trio o pernambucano de Petrolina, Geraldo Azevedo , 73 anos. Compositor, violonista e cantor do primeiro time da música popular brasileira, ‘Geraldinho’, como é tratado carinhosamente por amigos e parceiros musicais, é dono de um repertório icônico. Tem parcerias marcantes com astros como Alceu Valença, Elba Ramalho e Zé Ramalho. Com eles fez outro projeto de sucesso,  O Grande Encontro, que segue a rodar pelo Brasil, mas atualmente sem o Zé Ramalho.  O compositor Capinam é outro grande parceiro de Geraldo, que também já fez música com seu xará, Geraldo Vandré.  

Serviço

Show Cantadores: Elomar, Xangai e Geraldo Azevedo

Local: Área de Eventos do Shopping Vila Velha – Vila Velha, ES

Abertura dos portões: 20h e 30

Encerramento: 23h e 30

Ingressos: https://carrinho.tudus.com.br/patrick-ribeiro–area-de-eventos-shopping-vila-velha-cantadores–geraldo-azevedo-xangai-e-elomar/tickets?scheduleId=26505

Produção: Patrick Ribeiro




O que você acha ?

Qual é a sua avaliação sobre a qualidade de água dos córregos, rios e lagoas da Serra ?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por