Bruno Lyra
Três dos maiores cancioneiros do sertão brasileiro aportam no próximo sábado (21) em Vila Velha para uma apresentação conjunta. Elomar Figueira Mello, Geraldo Azevedo e Eugênio Avelino, mais conhecido como Xangai, trazem o show ‘Cantadores’ para a Arena do Shopping Vila Velha, com portões abertos a partir das 20h e 30.
Trata-se de uma reunião dos três para uma apresentação conjunta, desdobramento de um projeto iniciado na década de 1980, que também reunia outro ícone da música do interior do Brasil: Vital Farias.
Para os capixabas o trio deve trazer o consagrado repertório dos excelentes Cantoria 1 e Cantoria 2; álbuns com registros ao vivo das apresentações que fizeram em 1984 e 1985 com a presença de Vital.
De Elomar as canções como Arrumação, Cantiga de Amigo, Cantiga de Estradar, na Quadrada das Águas Perdidas. De Geraldo, Caravana, Moça Bonita, Sabor Colorido, Barcarola do São Francisco e Novena. E canções inesquecíveis interpretadas por Xangai, como Estampas Eucalol (Hélio Contreiras), Matança (Jatobá), e Kukucaia (Cátia de França) além de sua composição autoral, a divertidíssima ABC do Preguiçoso.
É um repertorio rico, que mescla canções regionais com MPB, elementos eruditos e até música medieval, essas duas últimas características aparecem com mais ênfase nas composições de Elomar. Tanta beleza executada por artistas decanos e com um entrosamento que há 34 anos (data do Cantoria 1) já rendera registros ao vivo até hoje aclamados por público e crítica.
Séculos de cultura musical
O mais velho dos três, Elomar, 80 anos, é um brilhante compositor, arranjador, violonista, cantor, pesquisador musical e até dos dialetos sertanejos. Sua obra inclui canções populares e músicas eruditas. É de Vitória da Conquista, Bahia, onde segue tangendo seus bodes e carneiros na caatinga seca e áspera, testemunhando e experimentando o rigor da vida sertaneja. Cenário que inspira suas idiossincráticas canções, uma mistura do romanceiro medieval com cancioneiro do Nordeste.
De Itapebi, extremo sul da Bahia, Xangai (Eugênio Avelino) é o mais ‘menino’ dos três, acabou de completar 70 anos. Mantém amizade de longa data com Elomar, de quem muito teve influencia. Não é a toa que Elomar tem em Xangai um de seus principais intérpretes. Dono de uma voz potente e ótimo violonista, Xangai tem o dom de trazer aos holofotes grandes compositores do interior do Brasil.
Fecha o trio o pernambucano de Petrolina, Geraldo Azevedo , 73 anos. Compositor, violonista e cantor do primeiro time da música popular brasileira, ‘Geraldinho’, como é tratado carinhosamente por amigos e parceiros musicais, é dono de um repertório icônico. Tem parcerias marcantes com astros como Alceu Valença, Elba Ramalho e Zé Ramalho. Com eles fez outro projeto de sucesso, O Grande Encontro, que segue a rodar pelo Brasil, mas atualmente sem o Zé Ramalho. O compositor Capinam é outro grande parceiro de Geraldo, que também já fez música com seu xará, Geraldo Vandré.
Serviço
Show Cantadores: Elomar, Xangai e Geraldo Azevedo
Local: Área de Eventos do Shopping Vila Velha – Vila Velha, ES
Abertura dos portões: 20h e 30
Encerramento: 23h e 30
Produção: Patrick Ribeiro
Na noite desta segunda-feira (20), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um foragido da justiça no km 254 da BR-101,…
Quem busca qualificação profissional para entrar no mercado de trabalho ou empreender já pode aproveitar uma grande oportunidade. Estão abertas…
Na noite da última segunda (13), uma mulher trans, identificada como Thaynnara Moreira, de 29 anos, foi agredida com golpes…
O acidente envolveu três ônibus do Transcol e deixou cinco passageiros feridos no Terminal de Laranjeiras, na Serra. Crédito: Divulgação…
Com mais de 30 álbuns lançados, Zé Ramalho é uma referência na música brasileira e fará show na Serra no…