Notícias

Em 2 anos, Prefeitura da Serra será 100% digital e vai abolir o uso de papel, determina Vidigal

Cláudio Denicoli e Sergio Vidigal. Foto: Gabriel Almeida

Na última terça-feira (09) a Prefeitura da Serra deu o pontapé na ‘revolução digital’ preconizada pelo prefeito, Sérgio Vidigal (PDT). Começou na área de aprovação de projetos e licenciamentos da Secretária de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, titularizada pelo secretário Cláudio Denicoli. A proposta é que a modernização de processos e serviços se espalhe por todas as pastas municipais até março de 2023, quando a Prefeitura deverá ser 100% digital e abolir o uso do papel.

O compromisso foi documentado oficialmente em forma de decreto municipal e assinado por Vidigal na própria terça-feira. No primeiro momento a intenção é avançar na modernização dos processos internos, para possibilitar que a onda digital chegue na ponta, ou seja, nos serviços mais nevrálgico para a população, como a qualidade no atendimento médico e na relação aluno-escola, por exemplo.

Em janeiro, Vidigal já tinha dito que a Serra ‘estava na idade da pedra’, e que parte expressiva dos esforços municipais seriam destinados ao avanço digital. Para se ter uma ideia do impacto da primeira medida, que se refere à aprovação online de projetos e licenciamento, o tempo médio que antes era de 5 a 6 meses, passará para 72h, conforme dito pelo secretário Cláudio Denicoli.

Experiente em termos de gestão pública – inclusive na Serra – Cláudio se disse otimista com mudança. De acordo com ele, uma ferramenta online que contemple as normativas e análises das questões ambientais e de desenvolvimento urbano é pioneira no Brasil, e no médio prazo deve atrair novos investimentos e gerar mais empregos.

Ele ainda afirmou que não haverá flexibilização ambiental, na prática, o novo procedimento online vai trazer mais segurança, impessoalidade e agilidade ao requerente. Cláudio ainda disse que nos próximos anos, a Serra poderá superar a capital Vitória no quesito de orçamento público, e com isso, poder oferecer mais qualidade de vida a população.

O prefeito Sérgio Vidigal, que conduziu a reunião de trabalho, defendeu uma prefeitura digital, mas sem perder a humanização no trato com a população, especialmente a mais carente, que muita das vezes enfrenta problemas crônicos de exclusão digital. Na Serra, estima-se que haja uma população de 100 mil pessoas na linha da pobreza.

Vidigal disse também que os servidores públicos serão treinados para executar os novos procedimentos virtuais à medida que foram sendo implantados. Além disso, o prefeito estima que em médio e longo prazo, o município terá uma folga na folha salarial de servidores, uma vez que a otimização dos serviços e processos públicos por vias digitais pode gerar menos demanda de pessoal.

A modernização da Prefeitura esteve presente nas plataformas eleitorais que conduziram Vidigal ao quarto mandato de prefeito. Dando sequência a esse processo, além da novidade na aprovação de projetos online – citada acima – essa semana a prefeitura também implantou o agendamento online da vacina contra covid-19 para pessoas que atendam aos critérios da fila prioritária.

Essa é a primeira medida de serviço na ponta. De acordo com o prefeito, a expectativa é evoluir para marcação de consultas online, prontuário eletrônico, entre outras ações para sanar o deficit na área da saúde da Serra e também em outras áreas.

Yuri Scardini

Morador da Serra, Yuri Scardini é repórter do Tempo Novo. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a editoria de política.

Últimas postagens

Inmet emite alerta de chuva com perigo potencial na Serra

Alerta de chuvas para o litoral capixaba nesta sexta-feira (11). Foto: Inmet Após as chuvas atingirem várias partes da Serra…

12 horas atrás

CPF irregular: o que isso significa e como resolver

O CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) é um dos documentos mais utilizados no Brasil. Ele é exigido para abrir conta…

15 horas atrás

Aulas são suspensas após super chuva destruir teto de escola em Nova Almeida

As aulas foram suspensas após uma super chuva destruir o teto de uma escola em Nova Almeida, na Serra. Crédito:…

16 horas atrás

Ícone LGBT Silvetty Montilla faz show na Serra nesta sexta-feira

Considerada uma das maiores artistas da noite LGBT brasileira, Silvetty Montilla traz para a Serra o show “É o Que…

16 horas atrás

Humorista Kedny Silva traz para a Serra stand-up ‘Terapia de Casal’ em maio

O stand-up comedy de Kedny Silva é uma verdadeira sessão de “terapia coletiva” com a plateia, que participa ativamente das…

17 horas atrás

Super chuva com granizo e vendaval causa destruição em Nova Almeida na Serra

Crédito: Divulgação A região de Nova Almeida, na Serra, foi duramente atingida por uma forte tempestade na noite desta quinta-feira…

1 dia atrás