O ano de 2019 terminou com 17.275 casos de moradores da Serra que foram infectados por dengue. Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) e mostram ainda que 10 pessoas morreram por conta da doença na cidade no ano passado. Apesar dos altos números, a Prefeitura da Serra garante que continua combatendo o Aedes aegypti, mosquito transmissor.
Segundo a Sesa, durante todo o ano passado foram realizadas ações em bairros da cidade para combater o mosquito e evitar o surgimento de novos surtos da doença. Ainda segundo a secretaria, a Serra é o município que mais possui armadilhas para o mosquito no Espírito Santo, e faz o monitoramento semanal dos mais de 1.100 equipamentos.
Um levantamento divulgado pela Prefeitura da Serra em dezembro mostrou os bairros onde mais pessoas adoeceram pela doença. São eles: Planalto Serrano, Feu Rosa, Barcelona, Nova Carapina I e Bairro das Laranjeiras.
Ainda em 2019, foram 133 casos de zika e 96 de chikungunya. No entanto, não houve nenhuma morte confirmada em 2019 por uma dessas doenças. Com o início de 2020, a contagem de casos das doenças é reiniciada.