Polícia

Em 2022, Serra registra menor número de assassinatos dos últimos 26 anos

Casagrande comemorou e disse em suas redes que “alcançamos mais uma vez o menor resultado da série histórica para um bimestre”. Foto: Divulgação

A Serra fechou o primeiro bimestre de 2022 com a menor quantidade de homicídios dos últimos 26 anos. De 1º de janeiro ao dia 28 de fevereiro, foram 15 assassinatos registrados na cidade, o que faz o Município superar os resultados de 2021, que era o melhor até então, com 19 mortes violentas. Os dados fizeram a Serra sair da 2ª posição do ranking de cidades com os maiores números de homicídios e cair para a 3ª colocação.

Os dados são da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e mostram que, em comparação ao mesmo período do ano passado, a Serra teve uma queda de 21% nos registros de homicídios dolosos nos dois primeiros meses de 2022.

O mês de fevereiro também alcançou um resultado importante, com seis assassinatos registrados no período de 28 dias, dado que o coloca como o melhor da série histórica desde 1996 na Serra. Em 2020 e 2021, por exemplo, foram registrados, respetivamente, 22 e 9.

A diminuição histórica também foi constatada em todo o Espírito Santo. De acordo com a Sesp, em janeiro e fevereiro deste ano, foram 192 homicídios, enquanto no mesmo período de 2021, haviam sido 197.

No entanto, na região metropolitana, ao todo, houve aumento de 6%. No primeiro bimestre deste ano, foram 88 assassinatos; em 2021, no mesmo período, foram 83. A situação mais complicada acontece em Vila Velha, onde houve um aumento de 156% no número de homicídios, sendo registrados 41 somente em janeiro e fevereiro deste ano. O município canela verde lidera o ranking de violência no ES.

Cariacica, vice-líder, registrou 20 mortes. Apesar disso, teve redução de 31%, já que em 2021, no mesmo período, foram 29.

Em suas redes sociais, o governador Renato Casagrande comentou sobre queda nos indicadores de violência do ES. “Alcançamos mais uma vez o menor resultado da série histórica para um bimestre. Sabemos que temos muito trabalho pela frente dentro do programa Estado Presente em Defesa da Vida. Agradeço aos policiais pela dedicação. A obrigação de se construir uma cultura de paz é de todos nós”, afirmou.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, frisou que as forças de segurança irão continuar se dedicando ao máximo para entregar um resultado cada vez melhor.

“Temos excelentes profissionais que se dedicam diariamente para trazer mais segurança para a sociedade capixaba. O trabalho vai continuar. Como o governador diz nas reuniões do programa Estado Presente, não temos ainda o que comemorar, mas esse registro histórico tem que ser feito. Mais uma vez alcançamos o menor número da série histórica e isso passa por investimento e liderança”, pontuou Ramalho.

Rodrigo Sandi Mori é o delegado titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra. Foto: Divulgação

Serra cai para a 3ª colocação de cidades mais violentas

O delegado titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra, Rodrigo Sandi Mori, conversou com o Jornal Tempo Novo e destacou que, neste ano, a cidade registrou o melhor janeiro e fevereiro dos últimos 26 anos. Desta forma, foi possível cair do 2º para o 3º lugar.

“Fechamos com seis mortes, sendo o melhor fevereiro dos últimos 26 anos, superando o ano passado que até então era o melhor e havia terminado com 9 mortes. Sendo assim, estamos em 3º no ranking de cidades com maior número de assassinatos no ES”.

Rodrigo ainda destacou o trabalho integrado das forças da segurança pública, Ministério Público, Judiciário e Prefeitura na redução dos índices de homicídios. “Desde o ano de 2018, a Serra não é o município mais violento do Estado em número de homicídios; posição essa que ocupou por 22 anos consecutivos (1996/2018)”, destacou o delegado.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Vídeo| Carro cai de viaduto e é “parado” por palmeira na Serra

Um carro caiu de um viaduto situado na Rodovia Mário Covas na Serra na noite dessa sexta-feira (26). O carro…

25 minutos atrás

Veja qual a previsão do tempo para este fim de semana na Serra

Mais um final de semana chegou e com ele a tradicional previsão do Tempo Novo. Veja como ficam os termômetros…

38 minutos atrás

Serra registra três incêndios em menos de 24h

Três incêndios foram registrados por leitores em menos de 24h na Serra. O primeiro na quinta-feira (25) em uma vegetação…

54 minutos atrás

Serra é a cidade que mais cadastrou famílias na Tarifa Social de energia em 2024

Somente nos últimos quatro meses de 2024, 5.833 famílias da Serra foram cadastradas no benefício da Tarifa Social de Energia…

18 horas atrás

Partido de Casagrande, o PSB, oficializa apoio a Weverson Meireles para prefeito da Serra

Na noite desta quinta-feira (25), o PSB, partido do governador Renato Casagrande, realizou sua convenção na Serra. Aproximadamente 600 pessoas…

22 horas atrás

Entenda como suspeitos de tentativa de sequestro na Serra foram encontrados

Foram presos na noite dessa quinta-feira (25) os dois suspeitos de envolvimento na tentativa de sequestro de um ciclista na…

23 horas atrás