Em apenas 24 horas, o Espírito Santo registrou 25 novos casos de coronavírus. A informação foi divulgada pelo governador Renato Casagrande (PSB), durante um pronunciamento na noite desta quarta-feira (1°). Até o momento, felizmente, não foi registrada nenhuma morte no estado. Apesar disso, existe um óbito suspeito, que está em investigação.
No final da tarde, Casagrande tinha informado que o Espírito Santo possuía 122 testes positivos para a Covid-19, mas de acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, dois casos são de moradores do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Sendo assim, o Estado tem 120 pacientes infectados.
Dos casos confirmados em todo o estado, 13 pacientes já estão curados, 88 estão em isolamento residencial e 19 estão internados, sendo nove em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Sesa informou que não há registro de óbitos por Covid-19 em território capixaba, e que nenhum sepultamento ocorreu como indeterminado considerando-se essa doença.
Apesar disso, segundo a secretaria, existe um óbito suspeito em investigação. Vale destacar que a Sesa não passa informações pessoais sobre pacientes infectados ou suspeitos. “Os dados pessoais dos pacientes são invioláveis de acordo com a Constituição Federal, estando protegidos por sigilo pela Lei 13.709/2018, sendo edada inclusive a divulgação de bairros em que se localiza a residência dos casos suspeitos ou confirmados”, disse a secretaria em nota.
Registramos hoje a parcial de 25 casos confirmados de #Coronavírus no ES. Mais que o dobro em relação ao número de ontem. No total, são 122 testes positivos. Acesse os boletins diários emhttps://t.co/M9QKBqGc3x.
— Renato Casagrande (@Casagrande_ES) April 1, 2020
A Serra tem oito novos casos confirmados de coronavírus. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde. De acordo com a Sesa, agora a cidade possui 22 casos da doença. Conforme noticiado pelo TEMPO NOVO, o prefeito Audifax Barcelos (Rede) declarou estado de calamidade pública no município. Na prática, a medida ajuda na flexibilização do orçamento público para o combate à pandemia causada pela Covid-19. O decreto nº 5941 foi publicado na edição desta quarta-feira (1º) no Diário dos Municípios.
Medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19
Por conta do avanço da doença em terras capixabas, o governador Renato Casagrande (PSB) vem tomando uma série de medidas, como suspensão de aulas, fechamento de comércios, proibição de abertura dos bares, limitação de cultos em igrejas com público menor do que 50 pessoas, além do pedido ao Governo Federal de proibir transportes interestadual.
Além disso, Casagrande anunciou que prorrogou o decreto que determina o fechamento dos shoppings até o dia 12 de abril.