Após um final de semana com uma diminuição drástica nos registros de coronavírus, a Serra voltou a registrar altos números de casos confirmados nesta segunda-feira (13). De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), nas últimas 24 horas foram 38 novas confirmações na cidade, que agora já possui 9.965 moradores que foram contaminados pela doença.
O número de mortes por coronavírus também subiu novamente: cinco moradores não resistiram ao vírus e morreram nas últimas 24 horas. No entanto, o número de casos e óbitos diários é bem menor do que os que eram registrados na fase mais crítica da pandemia, que ocorreu nos meses anteriores. Apesar disso, a preocupação continua, já que vidas continuam sendo ceifadas pela Covid-19. No total, já são 410 moradores mortos na cidade.
Já sobre os casos curados, segundo os dados divulgados pelo Governo do Estado, dos 9.965 pacientes da Serra que foram atingidos pelo vírus, 8.149 já estão curados. Isso representa mais de 80% dos casos confirmados. Mesmo com as boas notícias, o Governo do Estado pede que a população continue respeitando as orientações: evitar aglomerações, usar máscara ao sair de sua residência, e se possível, ficar em casa.
Em todo o estado já foram confirmados 78.180 casos, 2.413 mortes e 60.040 pessoas já curadas da Covid-19. Vale destacar que o Espírito Santo é um dos estados brasileiros que estão em fase de estabilização da pandemia, mas a situação ainda é preocupante no interior capixaba. Na Grande Vitória, a diminuição na taxa de ocupação de leitos, fez com que o Governo do Estado liberasse o funcionamento total do comércio em dias de semana e abertura de restaurantes aos sábados.
Na Serra, o bairro com o maior número de óbitos é Feu Rosa, que já possui 23 moradores mortos pelo coronavírus. Em seguida no ranking vem: Bairro das Laranjeiras (21), Nova Carapina I (18), Vila Nova de Colares (18), Morada de Laranjeiras (16), Planalto Serrano (16), Parque Residencial Laranjeiras (15), Jardim Limoeiro (13) e José de Anchieta (13). A taxa de letalidade no município é de 4,11%.
Feu Rosa também lidera o número de casos confirmados na cidade, com 419 confirmações. Em seguida vem: Colina de Laranjeiras (410), Morada de Laranjeiras (353), Jardim Carapina (339), Novo Horizonte (339), Bairro das Laranjeiras (298) e Planalto Serrano (279).