Em 4 meses, Covid já matou 35% mais do que assassinatos em 2 anos na Serra

Coveiros com proteção especial no cemitério de São Domingos, região da Serra Sede. Vala gigante foi aberta no local. Foto: Divulgação/Prefeitura da Serra

Sendo uma das cidades com o maior índice de violência no Espírito Santo, a Serra também está registrando uma triste marca no ranking de vítimas fatais causadas pela pandemia do coronavírus. E esses dados devem ficar cravados na história do município. Em apenas quatro meses, a Covid-19 já matou 35% mais do que a soma dos assassinatos ocorridos em dois anos na cidade. No total, já são 440 óbitos, 11.251 casos confirmados e 9.790 considerados recuperados do vírus.

A reportagem apurou junto a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), que nos últimos dois anos – 2019 e 2018 – foram 324 homicídios registrados na Serra. Já com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), foi apurado que em quatro meses, o município registrou 440 mortos por complicações do coronavírus. Somando esses dados, chegamos à conclusão que a pandemia já matou 35% mais do que a bandidagem da cidade.

Vale destacar que a Serra sempre teve altos índices de violência. Nos últimos anos, a cidade  ocupou o primeiro ou segundo lugar de cidade que mais registrou homicídios no Espírito Santo, mesmo apresentando uma redução significativa. Durante este período da Covid-19, desde o início, a Serra também foi o município capixaba líder de óbitos e agora também está como a terceira cidade com mais casos confirmados.

Com menos da metade da população respeitando as medidas de isolamento social em meio à pandemia causada pelo coronavírus, a Serra já registrou mais de 11 mil casos confirmados e 440 óbitos causados pela Covid-19. Vale destacar que o município vem sofrendo uma redução também no índice de isolamento social. Pelas ruas da cidade, o fluxo de pessoas é grande, principalmente nos dias de semana – quando o comércio está aberto.

Nos transportes públicos, a situação também é complicada, principalmente nos horários de picos quando os ônibus já estão saindo cheios dos terminais. A média da Serra no índice é 43,90%. Isso significa que menos da metade da população serrana está respeitando as orientações de isolamento social. Já a taxa de letalidade da Covid-19 na Serra é de 3,09%.

Apesar dos números serem tristes e preocupantes, segundo o Governo do Estado e um estudo feito por pesquisadores de São Paulo, o município vem demonstrando certa desaceleração nas confirmações diárias.

Isso não significa que a cidade parou de ter mortes por coronavírus, mas sim que em comparação aos meses anteriores, a Serra registra menos casos por dia. Mesmo assim, as medidas de segurança para conter o avanço do vírus continuam sendo extremamente necessárias, como o uso de máscara e o distanciamento social. Vale destacar que o município também é o terceiro com mais infectados no ES.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

1ª Caminhada Passos pela Inclusão para conscientização sobre o autismo acontece neste domingo (27)

Crédito: Divulgação A Serra irá sediar a 1ª Caminhada “Passos pela Inclusão” um evento dedicado à conscientização sobre o Transtorno…

2 horas atrás

Serra abre inscrições para seletividades dos jogos escolares 2025

Foto: Divulgação Atenção escolas da Serra! Estão abertas as inscrições para as seletivas preparatórias dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES)…

2 horas atrás

Confira os lançamentos em cartaz do cinema do shopping Mestre Álvaro

Foto: Divulgação O Cine Araújo do Shopping Mestre Alvaro está com uma programação repleta de lançamentos de todos os gêneros…

2 horas atrás

Instituições promovem planejamento patrimonial e soluções de longo prazo para investidores

O mutirão acontecerá de 30 de setembro a 04 de outubro. Foto: Divulgação Não é mais só com carteiras de…

2 horas atrás

ES registra 27 acidentes com choques elétricos em 2024; saiba como se proteger

Crédito: Divulgação Durante o Abril Verde, movimento dedicado ao alerta para os acidentes de trabalho, a EDP, distribuidora de energia…

8 horas atrás

Fim de semana nublado na Serra

O tempo amanheceu nublado em Jacaraípe/ Foto: Ana Paula Bonelli Moradores e visitantes da região da Serra devem se preparar…

9 horas atrás