smobile
[secondary_title]

Em 7 dias, Serra registra mais de 2.400 casos de Covid e reforça testagem

- PUBLICIDADE-
covid
Desde o início da pandemia da Covid, a cidade contabiliza 144.248 pessoas que já se contaminaram com a doença e 1.777 óbitos. Crédito: Divulgação

A Serra registrou nos últimos sete dias, 2.473 novos casos de Covid-19. Os dados do Painel Covid-19 do Governo do ES, mostram ainda que neste mesmo período dois moradores perderam a vida para a enfermidade.

Desde o início da pandemia, a cidade contabiliza 144.248 pessoas que já se contaminaram com a doença e 1.777 óbitos.

Os casos voltaram a subir após a circulação da nova variante do vírus BQ.1 que teve seu primeiro caso confirmado pela Secretaria de Estado da Saúde no último dia 7 de novembro. Na ocasião, a Serra registrava 139.475 casos confirmados de coronavírus.

Ainda de acordo com dados do Painel Covid-19 do ES, a Serra está há três dias sem registrar mortes por coronavírus. 139.582 pessoas se recuperaram da Covid-19, na Serra. O bairro com maior número de casos confirmado é Colina de Laranjeiras, com 6.482; seguido de Morada de Laranjeiras, com 5.606 e Feu Rosa, com 5.488.

Já o bairro líder de mortes é o Bairro das Laranjeiras, em Jacaraípe com 83 vidas perdidas, seguido de Feu Rosa, com 77 e Barcelona, com 58.

Serra reforça testagem

O Laboratório Central Municipal passará a realizar testagem para a Covid-19 de segunda a segunda, das 8h às 12 horas e das 13h às 18 horas, em Jardim Limoeiro, sem agendamento, tanto para teste rápido quanto o RT-PCR.

Para ter acesso ao serviço, basta apresentar o documento pessoal com foto, CPF ou cartão do SUS. O resultado do antígeno, como também é chamado o teste rápido, sai em minutos. Já o RT-PCR, em até 72 horas.

O Laboratório Central Municipal está localizado próximo ao Ambulatório Municipal de Especialidades (Ames), na extinta Maternidade de Carapina. Mais informações pelos seguintes telefones: 3338-6745 e 3338-6869.

+ Receita Federal abre concurso público com 699 vagas e salário de até R$ 21 mil

O serviço de testagem será mantido nos dias e horários do jogo do Brasil na Copa do Mundo, sem interrupção.

Os atendimentos nas Unidades de Saúde, a Prefeitura da Serra publicou, na sexta (18), o Decreto Nº 3.727, estabelecendo como será o horário de expediente nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo. No dia 2 de dezembro, sexta, tem jogo do Brasil às 16h, neste caso o expediente será das 7h às 14h, nas unidades de saúde.

Uso obrigatório de máscara

O uso de máscara continua obrigatório nos equipamentos de saúde da Serra. Em abril deste ano, a Secretaria de Saúde da Serra publicou, no Diário Oficial, o decreto nº 2.689 (11 de abril de 2022), que estabelece a manutenção do item individual de segurança, apesar da flexibilização para seu uso em outros locais, sejam eles abertos ou fechados.

O documento mantém a obrigatoriedade do uso da máscara para acessar e permanecer nas Unidades Assistenciais de Saúde, como: Unidades de Saúde, Centro de Atenção Psicossocial (CAPs), Ambulatório Municipal de Especialidades (AMES), Laboratório Central Municipal, Hospital Municipal Materno Infantil (HMMI), Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

O decreto também inclui sua obrigatoriedade em Instituições de Longa Permanência (ILPIs).

Novas variantes

A Secretaria da Saúde informou na tarde desta terça-feira (6) durante coletiva de imprensa, que no último sequenciamento genético realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (LACEN/ES) para vigilância genômica da Covid-19 no Estado, foram sequenciadas 86 amostras, sendo 28 amostras de óbitos ocorridos ao longo de 2022 e 58 amostras de pessoas infectadas pelo vírus no período de 30 de outubro a 19 de novembro – referentes às semanas epidemiológicas (SE) 44, 45 e 46.

Entre as amostras de óbitos, foram detectadas quatro subvariantes da Omicron: BA.1 (2 amostras), BA.2 (4 amostras), BA.4 (2 amostras) e BA.5 (20). Já entre as amostras de pessoas infectadas, foram detectadas seis subvariantes da Omicron: BQ.1 (26 amostras), XBB.1 (2 amostras), BE.9 (3 amostras), BA.4 (6 amostras), BA.5 (20 amostras) e BN.3 (1 amostra).

Desse resultado, tem-se as primeiras detecções da circulação das subvariantes Omicron XBB.1 (em amostras das SE’s 44 e 46) e BE.9 (SE’s 45 e 46) no Espírito Santo.

A XBB.1 é uma recombinante entre as sublinhagens BA.2.10.1 e BA.2.75 que pode trazer maior risco de reinfecção e está associada, juntamente com a BQ.1, ao aumento no número de casos de Covid-19 ao redor do mundo.

Já a BE.9 é uma evolução da sublinhagem BA.5.3.1, que foi recentemente encontrada no Amazonas, e causou o aumento no número de casos na região. Entretanto, apesar de escapar mais facilmente da proteção conferida pela vacinação e, consequentemente, ter o poder de aumentar o número de infecções na população, ainda não foi associado a nenhuma dessas subvariantes um aumento de casos graves da doença.

Vigilância genômica da Covid-19 no Espírito Santo

A vigilância genômica é uma importante ferramenta no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Por meio das análises de sequenciamento genético das amostras da Covid-19 é possível contribuir para a criação de protocolos de diagnósticos mais precisos, gerar informações para o desenvolvimento de vacinas e identificar de forma mais ampla e ágil a evolução molecular e os padrões epidemiológicos do vírus, incluindo o surgimento e circulação de novas variantes.

No Espírito Santo, o Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (LACEN/ES) é referência neste trabalho e realiza o monitoramento de amostras de todos os óbitos pela Covid-19 e das amostras de casos infectados, que são selecionadas de acordo com critérios técnicos, e utilizadas a amostragem que representa o Estado.

Arpoador Gastrobar comemora dois anos como referência em música e boa gastronomia na Serra

Nesta sexta-feira (4), o Arpoador Gastrobar completa dois anos de funcionamento no bairro Colina de Laranjeiras, na Serra. Para comemorar essa data tão importante,...

Vereadora quer prioridade no atendimento médico às mulheres vítimas de violência doméstica

A vereadora Raphaela Moraes (PP) protocolou na Câmara da Serra o Projeto de Lei número 380/2025, que assegura a prioridade de atendimento médico-hospitalar às...

Venda de palmito para feriado começa neste sábado (5), na Serra

A época da famosa torta capixaba está chegando, pensando nisso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) decidiu trazer para os moradores da Serra...

Shopping Mestre Álvaro recebe exposição do Projeto Tamar

Os amantes da natureza e da preservação ambiental já se programar para conferir a exposição da Fundação Projeto Tamar no Shopping Mestre Álvaro, que...

Prefeitura da Serra abre inscrições para novo mutirão de processos familiares

Se você precisa resolver questões familiares de forma rápida e gratuita, a Prefeitura da Serra tem uma grande oportunidade disponibilizada pela Secretaria de Direitos...

Feira Kizomba movimenta Colina de Laranjeiras com arte, gastronomia e shows gratuitos

Artesanato, gastronomia e muita música vão tomar conta de Colina de Laranjeiras, na Serra, entre os dias 11 e 13 de abril, durante a...

Após ordem do MP, quiosques de Nova Almeida tem até sábado (5) para serem desocupados

Após ordem do Ministério Público, a Prefeitura da Serra estabeleceu o prazo até este sábado (5) para a desocupação dos quiosques da Praça dos...

Caneg 223° traz o tema “A Arte da Gestão”

No dia 09 de abril (quarta-feira), a partir das 07h40, o Steffen Centro de Eventos recebe mais uma edição do Caneg – Café de...

ES Gás fecha parceria com empresa de aço na Serra

A principal fornecedora de gás canalizado do Espírito Santo, ES Gás, anunciou uma parceria com a unidade serrana da Perfilados Rio Doce, empresa que...
...