A Serra registrou nos últimos sete dias, 2.473 novos casos de Covid-19. Os dados do Painel Covid-19 do Governo do ES, mostram ainda que neste mesmo período dois moradores perderam a vida para a enfermidade.
Desde o início da pandemia, a cidade contabiliza 144.248 pessoas que já se contaminaram com a doença e 1.777 óbitos.
Os casos voltaram a subir após a circulação da nova variante do vírus BQ.1 que teve seu primeiro caso confirmado pela Secretaria de Estado da Saúde no último dia 7 de novembro. Na ocasião, a Serra registrava 139.475 casos confirmados de coronavírus.
Ainda de acordo com dados do Painel Covid-19 do ES, a Serra está há três dias sem registrar mortes por coronavírus. 139.582 pessoas se recuperaram da Covid-19, na Serra. O bairro com maior número de casos confirmado é Colina de Laranjeiras, com 6.482; seguido de Morada de Laranjeiras, com 5.606 e Feu Rosa, com 5.488.
Já o bairro líder de mortes é o Bairro das Laranjeiras, em Jacaraípe com 83 vidas perdidas, seguido de Feu Rosa, com 77 e Barcelona, com 58.
O Laboratório Central Municipal passará a realizar testagem para a Covid-19 de segunda a segunda, das 8h às 12 horas e das 13h às 18 horas, em Jardim Limoeiro, sem agendamento, tanto para teste rápido quanto o RT-PCR.
Para ter acesso ao serviço, basta apresentar o documento pessoal com foto, CPF ou cartão do SUS. O resultado do antígeno, como também é chamado o teste rápido, sai em minutos. Já o RT-PCR, em até 72 horas.
O Laboratório Central Municipal está localizado próximo ao Ambulatório Municipal de Especialidades (Ames), na extinta Maternidade de Carapina. Mais informações pelos seguintes telefones: 3338-6745 e 3338-6869.
+ Receita Federal abre concurso público com 699 vagas e salário de até R$ 21 mil
O serviço de testagem será mantido nos dias e horários do jogo do Brasil na Copa do Mundo, sem interrupção.
Os atendimentos nas Unidades de Saúde, a Prefeitura da Serra publicou, na sexta (18), o Decreto Nº 3.727, estabelecendo como será o horário de expediente nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo. No dia 2 de dezembro, sexta, tem jogo do Brasil às 16h, neste caso o expediente será das 7h às 14h, nas unidades de saúde.
O uso de máscara continua obrigatório nos equipamentos de saúde da Serra. Em abril deste ano, a Secretaria de Saúde da Serra publicou, no Diário Oficial, o decreto nº 2.689 (11 de abril de 2022), que estabelece a manutenção do item individual de segurança, apesar da flexibilização para seu uso em outros locais, sejam eles abertos ou fechados.
O documento mantém a obrigatoriedade do uso da máscara para acessar e permanecer nas Unidades Assistenciais de Saúde, como: Unidades de Saúde, Centro de Atenção Psicossocial (CAPs), Ambulatório Municipal de Especialidades (AMES), Laboratório Central Municipal, Hospital Municipal Materno Infantil (HMMI), Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).
O decreto também inclui sua obrigatoriedade em Instituições de Longa Permanência (ILPIs).
A Secretaria da Saúde informou na tarde desta terça-feira (6) durante coletiva de imprensa, que no último sequenciamento genético realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (LACEN/ES) para vigilância genômica da Covid-19 no Estado, foram sequenciadas 86 amostras, sendo 28 amostras de óbitos ocorridos ao longo de 2022 e 58 amostras de pessoas infectadas pelo vírus no período de 30 de outubro a 19 de novembro – referentes às semanas epidemiológicas (SE) 44, 45 e 46.
Entre as amostras de óbitos, foram detectadas quatro subvariantes da Omicron: BA.1 (2 amostras), BA.2 (4 amostras), BA.4 (2 amostras) e BA.5 (20). Já entre as amostras de pessoas infectadas, foram detectadas seis subvariantes da Omicron: BQ.1 (26 amostras), XBB.1 (2 amostras), BE.9 (3 amostras), BA.4 (6 amostras), BA.5 (20 amostras) e BN.3 (1 amostra).
Desse resultado, tem-se as primeiras detecções da circulação das subvariantes Omicron XBB.1 (em amostras das SE’s 44 e 46) e BE.9 (SE’s 45 e 46) no Espírito Santo.
A XBB.1 é uma recombinante entre as sublinhagens BA.2.10.1 e BA.2.75 que pode trazer maior risco de reinfecção e está associada, juntamente com a BQ.1, ao aumento no número de casos de Covid-19 ao redor do mundo.
Já a BE.9 é uma evolução da sublinhagem BA.5.3.1, que foi recentemente encontrada no Amazonas, e causou o aumento no número de casos na região. Entretanto, apesar de escapar mais facilmente da proteção conferida pela vacinação e, consequentemente, ter o poder de aumentar o número de infecções na população, ainda não foi associado a nenhuma dessas subvariantes um aumento de casos graves da doença.
A vigilância genômica é uma importante ferramenta no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Por meio das análises de sequenciamento genético das amostras da Covid-19 é possível contribuir para a criação de protocolos de diagnósticos mais precisos, gerar informações para o desenvolvimento de vacinas e identificar de forma mais ampla e ágil a evolução molecular e os padrões epidemiológicos do vírus, incluindo o surgimento e circulação de novas variantes.
No Espírito Santo, o Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (LACEN/ES) é referência neste trabalho e realiza o monitoramento de amostras de todos os óbitos pela Covid-19 e das amostras de casos infectados, que são selecionadas de acordo com critérios técnicos, e utilizadas a amostragem que representa o Estado.
Divulgação Um homem, cuja identidade não foi revelada, foi encontrado morto na madrugada deste domingo (22). O caso ocorreu no…
Da esquerda para a direita a capa das obras "Padrões de Qualidade do Rastreamento dos Cânceres de Mama e de…
Especialista ensina como cuidar dos hábitos alimentares das crianças nas férias sem abrir mão de comer alimentos prazerosos/ Crédito: Freepik…
Especialistas indicam medidas simples, para garantir que cães e gatos passem pelo verão com um pouco mais de conforto e…
A nova estrutura da EMEF Carla Patrícia representa investimento de R$ 13.144.839,51/ Foto: Samuel Chahoud e Marcelo Pereira A comunidade…
Fernando Lemgruber - terceiro da direita para a esquerda - durante a premiação dos mais influentes da saúde. Crédito :…