[secondary_title]

Em carta, paciente de Manaus agradece a Casagrande: “sou capixaba de coração e de espírito”

- PUBLICIDADE-
Governador foi acompanhar a alta hospitalar dos pacientes. Foto: Rodrigo Araújo / Governo ES

Um dos dois pacientes de Manaus, que estavam internados no Hospital Dr. Jayme dos Santos Neves, na Serra, e receberam alta nesta quarta-feira (3) escreveu uma carta ao governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), para agradecer a todo o tratamento, cuidado e atenção que recebeu enquanto se recuperava do coronavírus na unidade hospitalar. Em um trecho, ele afirmou que “hoje é manauara de nascimento e capixaba de coração e espírito”.

Na tarde desta quarta-feira, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou que dois pacientes vindos do Amazonas já estão recuperados da Covid-19 e em condições clínicas de alta hospitalar. São eles: Evanderson Silva de Jesus, 28 anos, e Afrânio Johnson Costa dos Anjos, 51 anos. Ambos já podem ser transferidos de volta a Manaus.

Afrânio Johnson foi o autor da carta escrita para Casagrande e aos profissionais de saúde do Hospital Jayme. No texto, ele diz que saiu de Manaus sem saber o que viria pela frente. Afirma ainda que tinha muito medo de ser intubado e não resistir ao coronavírus. “Estávamos debilitados, fracos e sem ar, o principal motivo para nossa saúde. Eu sempre com o pensamento que seria intubado e que não poderia voltar mais para meu lar”, disse.

Ainda na carta, Afrânio relata que encontrou muito amor no Espírito Santo e agradeceu a todos os profissionais de saúde, principalmente os técnicos de enfermagem. “O que aconteceu foi muito amor, carinho, humanismo e muito profissionalismo. Obrigado governador que nos acolheu e nos deu o melhor hospital. Obrigado aos profissionais médicos, fisioterapeutas, assistentes, enfermeiros, serviço gerais, cozinheiros e aos técnicos de enfermagem”.

E acrescentou: “esses foram os nossos anjos incansáveis, que nos cuidou e nos deu muito amor. Obrigado. Agora, sou manauara de nascimento e capixaba de coração e de espírito”, finalizou o paciente.

Nas redes sociais, Casagrande afirmou que o dia foi de muita emoção. “Tiveram alta os primeiros pacientes que vieram de Manaus para tratamento da Covid-19 no ES. Evanderson e Afrânio retornam hoje para o Amazonas e fizeram questão de registrar sua gratidão ao povo capixaba pelo tratamento recebido no Hospital Jayme Santos Neves”.

Carta escrita pelo paciente. Foto: Divulgação

Solidariedade 

A transferência dessas pessoas ao Espírito Santo ocorreu após o governador Renato Casagrande (PSB) ofertar ajuda ao Amazonas, que vive um colapso na saúde pública, principalmente em Manaus, onde muitos pacientes morreram sem oxigênio e outros insumos essenciais para o cuidado e tratamento de infectados pelo coronavírus.

Os doentes chegaram em Vitória através de dois voos. Um pousou às 21 horas do dia 21 de janeiro e o outro às 1h30 do dia 22. Logo após a chegada, eles foram transferidos por ambulâncias para o Hospital Jayme dos Santos Neves, que é referencia no tratamento da Covid-19 em todo o Espírito Santo.

Ao todo, foram 36 pacientes recebidos e acolhidos pelo Espírito Santo. Todos eles foram isolados das demais pessoas que estão internadas no Jayme para evitar contaminação pela nova mutação do coronavírus registrada em Manaus.

Três pacientes de Manaus morreram

Dr. Jayme dos Santos Neves é um dos hospitais referências para o tratamento do coronavírus. Foto: Arquivo TN

Dos 36 pacientes vindos de Manaus, três sucumbiram ao coronavírus. O primeiro óbito foi confirmado no dia 29 de janeiro, quando uma mulher de 47 anos morreu por causa do coronavírus.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a paciente apresentava múltiplas comorbidades e não resistiu, tendo ficado hospitalizada por sete dias. O corpo da vítima foi transferido ao Amazonas na manhã desta segunda-feira.

A segunda morte ocorreu na noite desta segunda-feira (1°). De acordo com a Secretaria de Saúde, o paciente que morreu nesta segunda-feira é do sexo masculino e tinha 48 anos. Sua morte foi confirmada às 17h31. Ainda segundo a Sesa, o paciente apresentava comorbidades e não resistiu, tendo ficado hospitalizado por dez dias.

A terceira foi nesta terça-feira (2). De acordo com a Sesa, o paciente do sexo feminino, de 53 anos, morreu por volta das 5h30. A mulher apresentava comorbidades e já deu entrada no Hospital Jayme, em Morada de Laranjeiras, em grave estado geral não resistindo ao tratamento, tendo ficado hospitalizada por 11 dias.

...

Eleições 2024: Após decisão do TRE, candidatos da Serra ficam fora da propaganda na TV

Apesar dos seus mais de 200 mil eleitores e da possibilidade de segundo turno, a Serra continua fora da propaganda eleitoral gratuita no Estado....

Violência no trânsito da Serra registra redução de 20% no primeiro semestre de 2024

O número de acidentes com vítimas fatais continua em queda na Serra. Mesmo a cidade figurando em primeiro lugar como a que mais perdeu...

“Lordose pra Leão” lança ‘Os Ratos São Humanos’, single de seu sexto álbum

A banda Lordose Pra Leão, ícone do punk capixaba e do país, acaba de lançar o single "Os Ratos São Humanos" (Sandro Letaif e...

Anizio expõe a fragilidade da vida e das relações em seu 1º EP que lançado nesta terça

A fragilidade da vida e das relações amorosas serviram de inspiração para as canções de “Efêmero”, 1º EP do cantor e compositor capixaba Anizio,...

Estado oferta concurso público com 1.000 vagas para professores e salários de R$ 5 mil

O Governo do Estado anunciou que vai abrir um novo concurso público para professores de todas as áreas. A oferta será de aproximadamente 1.000...

Mãe é assassinada e filho é espancado até a morte na Serra

Uma mulher de 34 anos e seu filho de 4 anos foram encontrados mortos em Nova Carapina I, na Serra. O crime aconteceu na...

Espírito Santo entra em alerta para risco de crise hídrica por baixa vazão em rios

A onda de calor e a falta de chuva que afetam o Espírito Santo acionaram os sinais de alerta referentes a vazão do rio...