Em estado crítico, com riscos até de cair, uma palmeira imperial centenária e com 20 metros de altura será retirada da praça Drº Pedro Feu Rosa, em Serra Sede, bem em frente ao antigo prédio da Prefeitura Municipal. O local é um dos mais movimentados do centro da cidade e cercado de lojas, bancos e prédios da administração pública.
O procedimento, segundo a própria Prefeitura, está marcado para o próximo domingo (25). Fora feitos estudos por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) com o propósito de restaurar a palmeira. No entanto, foi constatado que, devido às condições da árvore, não há recuperação.
Nesse caso, ela será substituída por outra. Quanto às demais árvores da mesma praça, por onde passam centenas de pessoas todos os dias, a Prefeitura garante que “estão saudáveis e não há risco de queda”.
Morador do local desde 1945, seu Galbo Benedito Nascimento é testemunha viva das mudanças pelas quais a Sede do município já atravessou de lá para cá. Ele lembra que as palmeiras encontradas em frente ao antigo prédio da Prefeitura foram plantadas no ano de 1938, quando um trabalho de arborização da hoje Avenida Getúlio Vargas trouxe árvores como o pinheiro, intercalados com jambeiros.
O portal TEMPO NOVO divulgou matéria a respeito do assunto aqui na coluna “Pronto, Flagrei!”, após receber denúncias de moradores preocupados com a situação precária da mesma palmeira, agora prestes a ser retirada da praça.