Serra, 24 de Maio de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Meio Ambiente

Serra, 23 de Abril de 2018 às 16:27

Em extinção jaguatiricas são flagradas no Mestre Álvaro


Os animais foram flagrados por um câmera trap. Foto: Guardiões do Mestre

 O imponente Mestre Álvaro, na Serra, que possui uma Área de Proteção Ambiental (APA) de 3.400 hectares é um rico ambiente para animais e plantas de diversas espécies. Prova disso, é que ambientalistas registraram em março e em abril deste ano a presença de um possível casal de jaguatirica.

Junior Nass, do Guardiões do Mestre, conta que as imagens foram capturadas por uma câmera trap que está instalada no monte há quatro meses.

“Há muito tempo fazendeiros e pessoas antigas contavam que tinha esses animais ali na mata. Mas não tinha registro da presença deles. Em nossas andanças encontramos fezes que possivelmente eram de felinos, mandamos para alguns biólogos, que confirmaram, mas não sabíamos o tipo de felino que era. Esse ano compramos uma câmera trap, que é usada para monitoramento de indivíduos que só rodam a noite e são ariscos, fizemos uma vaquinha e compramos”, destaca Nass.

Segundo o ativista as câmeras foram instaladas em locais onde foram visualizadas as fezes dos felinos.  “Armamos ela lá desde janeiro deste ano. Não registramos quase nada. Aí mudamos o ponto, ficou fevereiro, março e no final de março fizemos o registro das duas jaguatiricas, possivelmente um casal. Em abril novamente fizemos o registro. Agora vamos tentar pegar elas de frente. Esse registro é muito importante pois é um animal que está em extinção e nosso objetivo é sempre preservar tudo que vive no morro”, conta Junior.

Nass conta que a câmera pegou ainda passagens de outros animais como paca, gamba, cachorro do mato, ratos do mato, jacupemba e tatu. “Seria muito interessante se pudéssemos instalar mais câmeras como esta no Mestre Álvaro. Mas não temos verba para adquirir. Se alguém quiser ajudar de alguma e quiser doar, será muito bem vindo”.

Uma câmera trap custa em torno de R$ 750. Quem quiser ajudar pode entrar em contato com Junior pelo 99631-2337.

Confira mais imagens:

 




O que você acha ?

Você é a favor do protesto dos caminhoneiros?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por