Fundado em 1983, as atividades jornalísticas do TEMPO NOVO sempre estiveram ligadas com as demandas mais importantes da população da Serra; muitas delas, que passaram diretamente pelas decisões daqueles homens e mulheres escolhidos para representar o povo.
De lá pra cá, foram 38 anos de cobertura na Prefeitura da Serra e na Câmara de Vereadores; locais que o jornal viu funcionar em diferentes imóveis e ser ocupado por diferentes pessoas.
Por isso, nesta quinta-feira (21) de TBT, a reportagem decidiu divulgar um pequeno fragmento do acervo fotográfico mais antigo do TEMPO NOVO durante essas quase quatro décadas de trabalho jornalístico na chamada ‘Casa do Povo’.
Um ambiente público que mudou muito com o passar dos anos; e que hoje em dia, parece ter fobia do povo, já que os vereadores são protegidos por um vidro blindado e com acesso absolutamente restritivo as dependências internas; e aversão à imprensa, explicitada na última quarta-feira – dia 13, quando a história da Câmara foi manchada pela censura sofrida aos jornalistas do TEMPO NOVO – que pela primeira vez foram impedidos de exercer a profissão em uma sessão patética que durou 6 minutos, com esvaziamento de plenário e votação sem quórum.
Essa pequena fração de fotos é de um tempo onde os vereadores faziam as sessões em um plenário aberto, separados da população que os elegeu apenas por uma cerquinha de madeira; é de um tempo, onde à imprensa tinha trânsito livre para reportar tudo àquilo que os representantes da população faziam; em especial o TEMPO NOVO, que ajudou voluntariamente a diagramar o primeiro Regimento Interno da Câmara da Serra.
São fotos de um tempo que a sala da presidência era aberta ao público, independente da pressão legislativa sofrida; aliás, algumas fotos são de um tempo que nem sala da presidência existia, pois a função era somente de mediador.
Muito diferente de hoje em dia no Poder Legislativo em geral, em que às vezes, presidentes tornam-se pretensos reizinhos em castelos de areia e perdem o domínio cognitivo passando a fantasiar a inexistência do tempo, dando caráter eterno à sua função meramente transitória, típica àqueles que se embriagaram de poder.
De acordo com os dados da Central Estadual de Transplante do Espírito Santo, atualmente 1.000 esperam por rim, 301 por…
Bloco de Rua/ Foto: Leandro Pereira A Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), por meio da Comissão de…
Entre as lojas participantes estão perfumarias, cosméticos, lojas de departamento, óticas e calçados, todas com produtos a preços reduzidos para…
Divulgação PCES A Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) concluiu, nesta quinta-feira (16), o inquérito que investigava a…
O Governo do Estado promoveu um encontro com prefeitos eleitos para apresentar o Pacto pela Educação. O programa prevê o…