Categories: Notícias

Em greve, metalúrgicos protestam na Vale e interditam Norte Sul na Serra

Manifestação ocorre na manhã desta sexta-feira, em Carapina. Foto: Leitor do TN

Em situação de greve, metalúrgicos capixabas estão realizando uma manifestação, nesta sexta-feira (30), na portaria da Vale e na Avenida Norte Sul, próximo ao Terminal de Carapina. Por conta disso, a manhã de hoje começou com um gigantesco engarrafamento na região, que é sempre muito movimentada. Conforme já informado pelo TEMPO NOVO, os funcionários terceirizados de empresas, como Vale e Arcelor, exigem reajuste salarial.

Segundo informações apuradas pela reportagem, os motoristas que estão no local conseguem passar pela via, mas com muitas dificuldades. Uma faixa sentido Vitória x Serra está bloqueada. Além disso, a travessia Norte Sul x Upa de Carapina também possui ponto de interdição.

Um funcionário que está participando do ato informou ainda que os metalúrgicos colocaram diversas carretas na Norte Sul para que o trânsito fosse bloqueado. Às 08h34 desta sexta-feira a situação continuava a mesma: trânsito intenso e manifestação ocorrendo.

Há informações que a BR-101 também já está sentindo efeitos do trânsito intenso na Norte Sul.

Greve e seus motivos

Conforme informado pelo TEMPO NOVO, na manhã da última segunda-feira (26), metalúrgicos capixabas decidiram entrar em greve por tempo indeterminado. O motivo da paralisação é um pedido de reajuste, que foi feito pelo Sindicato dos Metalúrgicos do Espírito Santo (Sindimetal ES) e negado pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do ES (Sindifer).

Segundo o Sindimetal, a decisão se deu após o Sindifer negar o pleito dos trabalhadores e apresentar uma proposta “que, além de não conter avanços, com apenas 1% de reajuste salarial, retira 13 cláusulas da atual Convenção Coletiva de Trabalho da categoria”.

É importante lembrar que as empresas afetadas pela paralisação são a Vale, Arcelor, Jurong e Samarco.

Os metalúrgicos ainda afirmaram que “retirar direitos e reduzir salários trata-se de um plano arquitetado com os empresários dos outros setores, que alinhados ao governo Bolsonaro, querem levar a classe trabalhadora à total miséria e colocar o Brasil no arcabouço da desigualdade social para continuarem lucrando às custas dos empregados” .

Por meio de nota, o Sindimetal-ES informou que “não vai permitir que os trabalhadores sejam ainda mais penalizados pela ganância da classe empresarial”.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Grande empresária da Serra, Aline Bianca morre após desfilar como musa no Carnaval de Vitória

Foto: Divulgação Salão Aline Bianca A empresária Aline Bianca passou mal e acabou morrendo após desfilar como musa da escola…

4 horas atrás

Motorista é picado por marimbondo, bate Transcol e acidente mobiliza helicóptero na Serra

O acidente com o ônibus do Transcol deixou feridos e mobilizou helicóptero para o resgate das vítimas. Crédito: Divulgação Um…

7 horas atrás

Motociclista perde o controle, é atropelada por ônibus e morre na Serra

O acidente aconteceu na Avenida Norte Sul, na Serra. A motociclista perdeu o controle e foi atropelada por um ônibus…

8 horas atrás

Dois coleiros presos são resgatados em distribuidora de bebidas na Serra

O caso aconteceu em uma distribuidora de bebidas na Serra/ Divulgação Semma Na noite de quinta-feira (20), a equipe de…

11 horas atrás

Da Serra para o mundo: armador Pedro Henrique passa por avaliação no Botafogo

Jogador de 16 anos foi bicampeão capixaba de basquete em duas categorias. Fã de Kobe Bryant e SGA, atleta é…

11 horas atrás

Homem vai à escola e ameaça mãe e filha com facão na Serra

Um homem foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonas Faria, localizada em Nova Carapina I, na Serra, e ameaçou…

11 horas atrás