Com aproximadamente 15.400 moradores, o bairro Jardim Carapina ganha destaque entre o triste ranking de comunidades que possuem os maiores números de casos confirmados e óbitos causados pelo coronavírus. Ao todo, já são 1.037 infectados – 7% da população. Além de 19 mortos, o que deixa o bairro com a taxa de letalidade em 1,8%.
O levantamento foi feito pelo TEMPO NOVO através de dados coletados no ‘Painel Covid-19 do ES’ – espaço onde a Secretaria de Saúde (Sesa) divulga informações referentes à Covid-19. O número de moradores infectados pelo coronavírus no bairro já representa 16,28% da população total da comunidade.
A reportagem chegou a esta estimativa através de porcentagem feita com os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que mostram a quantidade de moradores de Planalto Serrano. Dados de 2010 mostram que são 14.052 pessoas. Foi acrescentado a este número, os 10% de crescimento populacional ocorrido na Serra durante os últimos anos.
Jardim Carapina é um bairro periférico e, como já denunciado anteriormente pelo TN, a situação da pandemia de coronavírus nessas comunidades carentes é mais complicada do que nos bairros nobres. Levantamento feito no ano passado mostra que a maioria dos mortos se residia em bairros simples, chamados popularmente de favelas.
Sobre o número de curados, o bairro já possui 1.016 pessoas que conseguiram se recuperar da Covid-19. Jardim Carapina é 9° bairro com o maior registro de pessoas infectadas e o 11° com maior quantidade de mortes.
Além deste total de mortes e casos, a comunidade registra 1.496 pacientes com suspeita do coronavírus. Eles aguardam o resultado de testes já realizados para detectar ou não a presença do coronavírus em seus corpos.
Situação da Serra
Segundo os dados mais recentes publicados no Painel Covid-19, a Serra já registra, no total, 42.299 pessoas que foram infectadas, 781 mortes e 40.898 moradores considerados recuperados da doença. Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, existem outros 36.876 moradores do município que podem estar infectados pelo coronavírus. No momento, eles aguardam o resultado dos testes já realizados.
A Serra é a segunda cidade com mais óbitos e maior número de pessoas contaminadas no ES, ficando atrás de Vila Velha.