Por Ana Paula Bonelli
Nova Almeida rende homenagens aos seus padroeiros na próxima semana com direito a muita música, congo e religiosidade. A Festa de São Sebastião e São Benedito faz parte do calendário folclórico e religioso da Serra e acontece há mais de 100 anos. Os festejos terão início na segunda-feira (18) e seguem até quarta-feira (20).
A agenda começa na segunda-feira (18) com apresentação de banda de congo mirim a partir das 18 horas na praça de Reis Magos. Logo após, por volta das 20h, tem show com Jojó Borges e Breno e Lucas.
Na terça-feira (19) acontece a escondida do mastro a partir das 18h. A concentração dos conguistas será na rua José Arcanjo de Lima. O mastro é escondido em cima de uma caçamba e segue juntamente com o cortejo de fiéis pelas principais ruas do balneário, passando pela rua do Limão e pelo Morro São João.
Logo após, por volta das 20h, na praça da Reis Magos tem show musical com a dupla Wendell e Eric e Tarados em Samba.
Na quarta-feira (20) – dia de São Sebastião é quando acontece o ponto alto dos festejos. Logo cedo, às 5 horas, tem alvorada na Igreja de Reis Magos, com queima de fogos e batuques de congo na praça da igreja. Às 9 horas, tem missa na Reis Magos.
Às 18h, acontece a saída das bandas de congo para a puxada do mastro de São Sebastião e São Benedito. A concentração acontece na rua José Arcanjo de Lima e o cortejo segue dali e passa em frente a igreja Reis Magos pega o navio Palermo, desce pela rua Belarmino Sobrinho vai até os Correios volta pega o mastro na praça dos Pescadores vai até o supermercado Noroeste sobe novamente para a praça dos Reis Magos onde acontece a fincada do mastro. Logo após tem show pirotécnico. Às 20h tem show com a banda Forró Raiz, seguido da atração nacional com show da dupla João Bosco e Vinicius.
Congo
Participam da festa as bandas de congo São Benedito e São Sebastião de Nova Almeida, São Benedito e Nossa Senhora do Rosário de Pitanga, Nossa Senhora da Conceição de Jacaraípe, Cultura Congo de Bicanga, São Benedito de Campinho da Serra e Amores da Lua e Congo das Paneleiras.
Procissão marítima
Uma das novidades para este ano é a volta da procissão marítima. Ela acontecerá no dia 20 no momento da pegada do mastro na Praça dos Pescadores e deverá contar com dez barcos. A procissão acontecerá dentro do rio Reis Magos e não deve ir para mar.