Em pouco mais de um mês, Serra já registra 50 mortes causadas pelo coronavírus

Em meio à pandemia causada pelo coronavírus, moradores da Serra circulam pelas ruas da cidade sem máscara. Foto: Ana Paula Bonelli (04/05/2020)

Sendo a cidade com a menor taxa de isolamento social por conta da pandemia de coronavírus na Grande Vitória, a Serra continua liderando o número de casos fatais causados pela Covid-19. Os dados são preocupantes: desde o dia 2 de abril – quando ocorreu a primeira morte por coronavírus no Espírito Santo – até a manhã desta sexta-feira (8), a Serra já registrou 50 óbitos.

Conforme apurado pelo TEMPO NOVO no Painel Covid-19, que é a plataforma onde a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) atualiza os números da doença no Espírito Santo, a cidade ainda conta com 795 casos confirmados da doença. Em uma outra triste colocação no ranking da pandemia em terras capixabas, a cidade é classificada como a segunda com mais moradores infectados no ES.

Das mortes, a grande parte é de idosos ou pessoas com comorbidades, mas também houve registro de moradores mais jovens, com 43 e 45 anos. Nesse caso, sem informações sobre comorbidades. A taxa de letalidade da doença na Serra é de 6,69%. A reportagem também constatou que Colina de Laranjeiras continua sendo a comunidade com mais casos na cidade. Vale lembrar que dois moradores do bairro já perderam a vida para a doença.

Mesmo com os dados alarmantes, o TEMPO NOVO vem recebendo denúncias de populares, que afirmam que alguns moradores de Colina continuam vivendo normalmente: frequentando bares e até mesmo uma praça (rotatória) que fica atrás do Shopping Montserrat. Em um vídeo recebido, que não será publicado aqui, muitas pessoas praticam exercício físico nesse pequeno espaço.

Dos casos confirmados na Serra, 323 moradores da cidade foram curados da doença. Em todo o Espírito Santo, são 3.988 confirmados, sendo que 1.332 já estão livres do vírus. No total, o Estado já teve 157 mortes.

Cidade tem pior taxa de isolamento na Grande Vitória

Conforme noticiado pelo TEMPO NOVO, mais da metade da população da Serra está desrespeitando orientações de isolamento social e continua circulando normalmente pelas ruas da cidade. A Serra é a pior cidade da Grande Vitória no índice de moradores que estão respeitando as medidas.

De acordo com o levantamento divulgado pelo Governo do Estado, o índice de isolamento em todo estado é de 46.3%. Segundo autoridades médicas, o correto seria que o número ficasse em torno dos 70%. Das cidades da Grande Vitória, a Serra é a com menor número de moradores que respeitam as determinações das autoridades sobre ficar em casa. Vale destacar que o município é o com mais mortes causadas pela doença.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

2 horas atrás

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…

9 horas atrás

Velocidade na Terra encerra temporada neste fim de semana em Aracruz

O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…

10 horas atrás

Com 53,08% dos votos, Érica Neves é eleita a primeira mulher presidente da história da OAB-ES

A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…

10 horas atrás

Alunos da guarda fazem mutirão para doar sangue na Serra

Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…

11 horas atrás

Morre motorista baleado na cabeça durante discussão na Serra

A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…

11 horas atrás