Mais de 250 animais silvestres foram resgatados na Serra nos primeiros seis meses deste ano. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente do município, a Fiscalização Ambiental realizou 265 resgates de janeiro a junho deste ano.
As serpentes e os gambás ocupam o topo da lista de resgate na Serra. Neste período, foram recolhidas 77 cobras; 84 gambás e 104 outros animais de espécies como tamanduá-mirim, lontras, veados e capivaras.
O mês com maior número de resgate foi fevereiro, quando dezenove serpentes foram recolhidas pelo município. No mesmo mês, 27 gambás foram resgatados e 28 animais de outras espécies.
O resgate dos animais acontece por dois meios: os próprios moradores podem pedir ajuda da Prefeitura quando se deparam com animais silvestres em vias públicas ou particulares. Também é possível denunciar a criação ilegal ou situações de maus-tratos.
Os moradores que encontrarem animais silvestres devem acionar a equipe de resgate pelo telefone (27) 99951-2321. De terça-feira a domingo é possível fazer contato das 8 às 0h. Já na segunda-feira, das 8 às 17 horas.
Animais feridos são encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, em Barcelona, onde é feito o tratamento pela equipe veterinária. Os animais saudáveis são devolvidos a seu habitat natural.