Tempo, distância e nem mesmo o afastamento forçado por conta da pandemia são capazes de fazer uma amizade esfriar. Inspirados neste sentimento, um grupo de músicos que moram na Serra acaba de lançar a canção autoral ‘10encontros’.
A canção é alusiva ao encontro anual de nativos ausentes da cidade mineira do vale do rio Doce, Resplendor, localizada próximo à divisa com o Espírito Santo. Quem conta é o compositor Romero Figueiredo, morador de Chácara Parreiral, que teve a parceria de Vinícius Morgado, residente em Laranjeiras.
“Esse encontro acontece todo ano em julho e é organizado por Vinícius. Mas, por causa da pandemia, a próxima edição, que é a 10º, não dá para saber se vai acontecer. É um encontro muito bacana, beneficente, vai resplendorense ausente até de fora do país”, detalha Romero, que é capixaba de Ecoporanga, mas mora na Serra desde a década de 1980.
De acordo com Romero, Vinícius chegou a pedir a canção para outros compositores capixabas. “Quando ele falou comigo, eu disse que faria a música. Vinícius não sabia que eu tocava violão”, conta o artista, que admitiu ter ficado ainda mais sensibilizado com o tema por conta do distanciamento forçado provocado pela pandemia do novo coronavírus.
Para gravar, Romero convidou os cantores de três bandas serranas: Da Black Set, Peujour. Da Volavê, Fabinho Matos. E do conjunto Duluar, o vocalista Roterdan. 10encontros ficou com uma pegada pop com destaque para a bela harmonia vocal no arranjo.
“Cada cantor tem um estilo próprio. O Peujor fica mais pela black music. O Fábio tem um estilo mais soul. E o Rotendan, pop rock. Deu uma boa mistura”, avalia Romero, que também tocou o violão. O também morador da Serra, Murilo Godoy, ajudou nos violões e ainda assinou o teclado, baixo e guitarra.
A faixa e o clipe foram gravados no estúdio de Murilo, o MG Estúdio, em Laranjeiras. A captação das imagens é do co-autor da canção, Vinícius Morgado. Ele também fez a edição do vídeo ao lado de Eduardo Monteiro. Dá uma sacada no resultado final e aumenta o som!
Ah, abaixo do vídeo vai a letra.
10encontros
(Romero Figueiredo/Vinícius Morgado)
Hoje eu quero o dia
Eu quero a noite
Eu quero moda de viola
Eu quero resplandecer
Hoje eu quero o gosto da amizade
O som da batucada
Eu quero um rio pra beber
Dez encontros pra se encontrar
Um olhar pra se reagir
Um abraço pra energizar
Muito verde pra colorir
Tão simples assim
Ei, ei
Um abraço pra você
Ei, ei
Tão simples
A amizade não pede nada
Apenas espera manutenção
É mágico
É tão lindo te encontrar
Ei, ei
Um abraço pra você
Tão simples assim