Categories: Meio Ambiente

Embargado aterro com escória nos alagados do Mestre Álvaro

O aterro avança sobre áreas alagadiças próximas ao Mestre ÁlvaroO aterro avança sobre áreas alagadiças próximas ao Mestre Álvaro
O aterro avança sobre áreas alagadiças próximas ao Mestre Álvaro

Está embargado pela Secretaria de Meio Ambiente da Serra o aterro de grande porte feito com resíduos do alto-forno da Arcelor Mittal Tubarão (Ex-CST) numa área alagada próxima ao Mestre Álvaro e ao Canal dos Escravos.

O aterro, de responsabilidade da imobiliária San Carlo, faz parte da expansão do polo industrial Piracema. Segundo o diretor de Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), José Luiz Scaquette, a licença para loteamento no polo estava vencida.

“A San Carlo, a Arcelor e a Coopgranéis, que transportou o material da siderúrgica até o terreno, foram notificadas. A equipe da Semma está avaliando se vai ou não aplicar multas”, explicou.

Ainda segundo José Luiz, os técnicos do órgão também estão avaliando se o material usado no aterro  é adequado  para o local, uma vez que aquelas águas têm conexão com o rio Santa Maria e os manguezais da baía de Vitória.

“Por isto vamos notificar a Arcelor para que dê explicações detalhadas sobre este produto”, concluiu.

Outro lado

O diretor executivo da San Carlo, Erly Vieria, disse que o aterro tem 300 mil m2, e que tinha recebido orientações do ex-secretário de Meio Ambiente da Serra de que a licença que possuía era suficiente.

Mas, segundo Erly, a nova secretária entendeu que era necessária uma licença para cada lote. Então vamos acatar para que a obra possa continuar. Quanto ao material utilizado, disse que é escória de alto forno.

“Não oferece risco de contaminação e é adequado para aterro neste tipo de terreno. Dos 1,6 milhão de m2 do Piracema, 300 mil m2 são para área de preservação”.

A assessoria da Arcelor Mittal foi acionada, mas não deu posicionamento da empresa até o final da tarde de ontem (09)

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Vereadora quer prioridade no atendimento médico às mulheres vítimas de violência doméstica

Nos relatos de violência, principal tipo de consulta à central, estão casos sobre violência física (51,06%). Foto: Divulgação Agência Brasil…

3 horas atrás

Venda de palmito para feriado começa neste sábado (5), na Serra

Foto: divulgação A época da famosa torta capixaba está chegando, pensando nisso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) decidiu…

3 horas atrás

Shopping Mestre Álvaro recebe exposição do Projeto Tamar

Foto: divulgação Os amantes da natureza e da preservação ambiental já se programar para conferir a exposição da Fundação Projeto…

4 horas atrás

Prefeitura da Serra abre inscrições para novo mutirão de processos familiares

Foto: divulgação Se você precisa resolver questões familiares de forma rápida e gratuita, a Prefeitura da Serra tem uma grande…

5 horas atrás

Feira Kizomba movimenta Colina de Laranjeiras com arte, gastronomia e shows gratuitos

Além da feira Kizomba com produtos artesanais e delícias da gastronomia, o público poderá curtir shows gratuitos com artistas capixabas,…

5 horas atrás

Após ordem do MP, quiosques de Nova Almeida tem até sábado (5) para serem desocupados

Após ordem do Ministério Público, a Prefeitura da Serra estabeleceu o prazo até este sábado (5) para a desocupação dos…

5 horas atrás