Wanderson Fernandes Machado, formado em Educação Física e Engenharia de Produção, teve uma ideia inovadora: abrir uma academia dentro de um condomínio popular, na Serra.
De acordo com Wanderson, a motivação de abrir a WL – Estação Saúde – surgiu ao conversar com sua noiva sobre as dificuldades que as pessoas tem em conciliar exercícios físicos com o trabalho e os estudos, devido ao tempo reduzido e a falta de acesso a academias próximas. Com isso, Wanderson decidiu levar a academia até as pessoas, facilitando o acesso a uma rotina saudável.
O planejamento começou com uma pesquisa entre os moradores de condomínios em Jardim Limoeiro, na Serra, onde foi avaliada a demanda por uma academia local.
“Com os dados em mãos, desenvolvemos o projeto, calculamos os custos e apresentamos a proposta à síndica do condomínio, que aprovou a iniciativa. Hoje, estamos em pleno funcionamento e satisfeitos com os resultados que estão começando a aparecer”.
Para garantir que a academia fosse acessível aos moradores, o valor da mensalidade foi definido com base em uma análise de viabilidade. “A academia não só proporciona uma rotina de exercícios, mas também fortalece o senso de comunidade”, disse Wanderson ao Tempo Novo.
Segundo Wanderson, pessoas que moram no condomínio há anos começaram a interagir pela primeira vez durante os treinos. A melhora na qualidade de vida dos moradores é visível: alguns relatam maior disposição, confiança e até mesmo a redução no uso de medicamentos.
A síndica Márcia Santos, foi a favor da ideia junto com o Conselho do condomínio desde que foi apresentada e é uma das alunas da academia. “A iniciativa foi muito bem recebida pelos moradores que tem abraçado a ideia e muitos que não tinham como sair de casa para fazer exercício, agora tem a oportunidade de cuidar melhor da saúde”.
Os resultados positivos têm levado Wanderson a expandir seu projeto para outros condomínios. Ele acredita que academias dentro de condomínios populares são essenciais, pois facilitam o acesso à prática de atividades físicas, economizam tempo e dinheiro, além de proporcionar maior segurança, já que os moradores não precisam sair de casa para se exercitar.
De acordo com o Tempo Novo, para manter os moradores engajados em atividades físicas de longo prazo, Wanderson aposta em um ambiente leve e harmonioso, onde as pessoas se sintam motivadas a continuar se exercitando. O projeto já está em negociação com outros condomínios, visando ampliar o impacto positivo que a academia trouxe para a comunidade do Parque dos Pinhos II.
Além de empreendedor, Wanderson é pai de Lara Cordeiro e noivo de Milena Simonasse.