Conteúdo publicitário
A Serra Ambiental, que por meio de uma parceria público-privada com a Cesan é responsável pelo tratamento de esgoto sanitário na Serra, foi uma das vencedoras do Prêmio Sustentabilidade, entregue no último dia 10, em São Paulo, pelo Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Sindcon). Com o projeto “Reuso de Efluente Sanitário Tratado na Manutenção de Rede Coletora de Esgoto”, a concessionária conquistou o primeiro lugar na categoria Gestão.
Com a iniciativa, o efluente é reutilizado, após passar pelo processo completo de tratamento, para fins como desobstrução de rede, podendo gerar uma economia de 30 m³ de água potável por dia. O projeto foi desenvolvido pela equipe da Serra Ambiental formada pelos técnicos de obras Breno Barbosa Polez e Lucas do Socorro Ribeiro; pela supervisora de operação de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), Analine Silva de Souza Gomes; pela coordenadora de operação de ETE, Renata Araújo Guimarães; e pela estagiária em engenharia civil Mariana Marquesini.
Ao todo, 61 projetos de todo o Brasil foram inscritos na premiação nas categorias Institucional, Gestão e Técnica. O prêmio reconhece os melhores projetos e iniciativas promovidas pelas concessionárias privadas de saneamento, que privilegiam ou buscam promover práticas de sustentabilidade, entendidas como o equilíbrio ambiental, social e econômico nos processos, projetos e ações que perpassam todas as áreas e níveis da empresa.
No evento, a Aegea, uma das acionistas da Serra Ambiental, também conquistou outros três prêmios pelas concessionárias Águas de Matão, em São Paulo (projeto “OS Eletrônica – Integração de equipes e agilidade nos procedimentos”) e Águas Guariroba, no Mato Grosso do Sul (projetos “Água solidária” e “Integração Empresa-Universidade para Inovação no Saneamento”).