Um empresário do município da Serra foi preso após ser flagrado furtando energia elétrica por meio de uma ligação clandestina, popularmente conhecida como “gato”. O crime foi descoberto durante uma operação de fiscalização realizada em uma marmoraria de sua propriedade, localizada no bairro Alterosas.
A ação contou com a participação de policiais civis do Departamento de Investigações Criminais (Deic) de Vitória, peritos do Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica e técnicos da concessionária EDP. Durante a vistoria, foi identificada uma ligação direta à rede elétrica da empresa, caracterizando furto de energia.
O proprietário do estabelecimento acompanhou a inspeção e foi conduzido à sede do Deic, onde foi apresentado à autoridade policial para adoção das medidas cabíveis, conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo.
O furto de energia é crime previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro: “Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel”, com pena de reclusão de um a quatro anos, além de multa.
Além de responder criminalmente, o empresário também será responsabilizado civilmente, conforme determina a Resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Ele deverá arcar com o valor correspondente à energia consumida de forma irregular, além de custos administrativos decorrentes da fraude.
O furto de energia elétrica, além de ilegal, representa risco à segurança da população. Ligações clandestinas podem provocar sobrecargas na rede, curtos-circuitos, danos a equipamentos e comprometer o fornecimento de energia nas proximidades.
Foto: Tempo Novo Mais um fim de semana chega, e com ele, a previsão do Jornal Tempo Novo. Confira abaixo…
Divulgação PMES Uma ação da equipe K9 da Força Tática do 6º Batalhão da Polícia Militar resultou na apreensão de…
Coral Infantojuvenil Vale Música vai apresentar temas do folclore brasileiro no anfiteatro do Parque, no próximo sábado, 10 de maio,…
A 25ª edição do Serra+Cidadã acontece neste sábado (10), na EMEF Antônio Vieira de Rezende, em Central Carapina. Das 8h…
Idealizado por Cristiane Puppim, o evento se consolidou como o maior encontro de networking feminino da Serra e terá como…
O termo “incel” recentemente extrapolou a cultura de internet e foi parar nas telas de TV, na série “Adolescência”, da…